aaggrgt66666666y

528 palavras 3 páginas
Análise de RiscosAmbientais e Industriais
ETAPA 4
Considera-se impacto ambiental qualquer tipo de alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente. Estas alterações poder ser causada porqualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota, ascondições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais.
Para minimizar estes impactos, diversos profissionais ligados a área ambiental utilizam relatórios quepreenchidos corretamente, conseguem desde o inicio de um processo, identificar o evento impactante, avaliar os aspectos e impactos causados por estes eventos e também a gravidade, à frequência, entre outrospontos.
A partir destas avaliações são planejadas as ações preventivas e ações mitigadoras e também determinados os responsáveis pelas aplicações destas ações para um resultado efetivo.
Osprincipais relatórios utilizados são:
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)
Instrumento de política ambiental, formado por um conjunto de procedimentos capazes de assegurar, desde o início do processo, que sefaça um exame sistemático dos impactos ambientais de uma ação proposta (projeto, programa, plano ou política) e de suas alternativas, e cujos resultados sejam apresentados de forma adequada aopúblico e aos responsáveis pela tomada da decisão, e por eles considerados. Além disso, os procedimentos devem garantir adoção das medidas de proteção do meio ambiente, determinada no caso de decisão daimplantação do projeto. Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
É um instrumento constitucional da Política Ambiental um dos elementos do processo de avaliação de impacto ambiental. Trata-se da execução,..mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm- mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm- mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm-

Relacionados