aafre

1083 palavras 5 páginas
Escola secundária Emídio Navarro

2013-2014

Cidadania e Profissionalidade Professora: Isabel Ferreira

Unidade 4 : Processos Identitários
RA1 –Fundamentação dos princípios de conduta na relação com o “outro”
Nome: Diogo Gonçalo Almeida Faria Duarte

1- Apos uma pesquisa, diferencie direitos civis de direitos sociai.

Direitos civis são as proteções e privilégios de poder pessoal dados a todos os cidadãos por lei. Direitos sociais são aqueles que visam garantir aos indivíduos o exercício e usufruto de direitos fundamentais, em condições de igualdade, para que tenham uma vida digna, por meio da proteção e garantias dadas pelo Governo.

2- Atualmente há direitos sociais postos em causa? Diga o que pensa sobre o assunto.

Infelizmente não tenho como dizer que não, basta ver as noticias ou prestar atenção ao nosso redor para ver que muitas famílias portuguesas estão a passar grandes momentos de dificuldades financeiras, muitos perderam o emprego, e ficaram sem condições de poderem pagar o empréstimo, e em consequência perderam a casa, e ficaram sem teto para morar, muitos idosos que trabalharam vidas inteiras para terem uma boa reforma, vêm agora a vida muito complicado pois muitos apenas ficam com menos de 200 euros por mês para pagar as contas da casa e comprar alimentação e medicamentos.

3- Veja acima as principais manifestações de intolerância à diferença. Descreva situação em que já presenciou este tipo de intolerância e a sua reação em relação a estas.

Ainda à pouco tempo presenciei um ato de racismo pela televisão num jogo de futebol, onde os adeptos da equipa adversária sempre que um jogador negro ficava com a bola, começavam a insultar o jogador com músicas e gestos racistas. Acho que foi mais um momento infeliz para o futebol , estas pessoas deviam ser punidas e proibidas de frequentar estádios de futebol, pois o mundo desportivo não deveria ser brando com estas situações.

4- Concorda com a

Relacionados