aadadadawfminha rola

533 palavras 3 páginas
----Civilização romana e as migrações bárbaras.

A sociedade medieval européia formou-se a partir de uma série de fatores, desde o século 4º. Essa nova sociedade, denominada feudal, reuniu elementos característicos do Império Romano e outros originários dos povos "bárbaros".

Os romanos construíram uma grande civilização ao longo de séculos, apoiando-se no escravismo e nas conquistas militares, envolvendo praticamente todos os territórios ao redor do Mediterrâneo. Os povos bárbaros migraram do norte da Europa e, a partir do século 3º, passaram a ocupar terras dentro das fronteiras romanas. Esse processo é conhecido como "invasões bárbaras". Para o romano, todos os que não viviam sob suas leis e dentro de suas instituições eram bárbaros; invasão é um termo que gera confusão, pois esse movimento migratório dos povos germânicos não se utilizou necessariamente da violência.

A ocupação de terras por parte dos bárbaros agravou a crise do Império, acentuando a ruralização, e permitiu a formação do "sistema de colonato", caracterizado pela fixação do homem à terra, preso a obrigações. No mesmo período, a prática de doação de terras tendeu a desenvolver-se, fortalecendo os laços entre os proprietários, suseranos e vassalos.

------O Império Romano do Oriente: os bizantinos

A parte oriental do Império Romano passou a ser também denominado Império Bizantino, pois sua capital era uma antiga colônia grega chamada Bizâncio. No século IV, sob o governo do imperador romano Constantino, a cidade foi reformada e recebeu o nome de Constantinopla. Atualmente pertence ao território da Turquia e chama-se Istambul.

A localização de Bizâncio, entre a Ásia e a Europa, permitiu-lhe um intenso desenvolvimento comercial.

Produtos do Extremo Oriente tais como: sedas, especiarias e marfim, eram revendidos na Europa Ocidental, juntamente com os produtos locais (tecidos, jóias, artesanato fino). Essa grande movimentação atraiu para a cidade, comerciantes de todas as

Relacionados