Aad1 filosofia

550 palavras 3 páginas
1)Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum ?

O motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, foi a necessidade de respostas objetivas e reais que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questões relacionadas ao cotidiano como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc..., que viessem abranger de uma forma única, neutra e universal todas as gerações. A filosofia não nasceu simplesmente através de mentes criativas ou brilhantes, mas de mentes que de certa forma vivenciaram um momento crítico onde o homem buscava para si verdades, as quais os antigos conceitos não mais conseguiam sustentar os seus princípios e argumentos, pois não eram lógicos, mas abstrato, infundados e contestáveis. Diante de tal crise nasce a filosofia com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.

2)Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum . Pergunte a alguma pessoas conhecidas e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram a filosofia.

Segundo o senso comum a filosofia é uma ciência, não diferente da psicologia, astronomia ou sociologia, com uma diferença, você quando esta passando por uma crise ou algo parecido não vai ao consultório do filosofo, pois a filosofia não é ciência e sim um saber e mesmo para os menos informados a consulta com um filosofo poderia agravar um pouco mais a crise acrescentando alguns ”porquês” no seu receituário. A verdade é que na maioria das vezes a filosofia é encarada como algo inatingível e sem nexo, assunto de sonhadores intelectuais que passam o dia inteiro olhando para o céu, a natureza e pessoas com lápis e papel na mão esperando que algo diferente se manifeste para que possam filosofar. karl marx afirma que “os filósofos até hoje se preocuparam

Relacionados