AACC THAIS THAIANARA QUANDO NIETZCHE CHOROU

667 palavras 3 páginas
THAÍS THAIANARA OLIVEIRA DA COSTA
LICENCIATURA EM ARTES

Quando Nietzche chorou é um livro de autoria do psicoterapeuta e professor Irvin D Yalom. O livro se passa em Viena, na Itália, tem como diálogo Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, Josef Breuer e Friederich Nietzsche.
Yalom traça um diálogo entre esses três intelectuais, que se passa em pleno século XIX, anterior ao nascimento da psicanálise, instigando a busca pela verdade absoluta, seus medos e conflitos pessoais e a luta pela cura do desespero.
No começo da estória, Lou Salomé, uma afastada amante e amiga intelectual de Nietzsche procura o médico terapeuta Josef Breuer para ser o próximo médico a embarcar no tratamento do seu, ainda considerado amigo, Nietzsche que sofre à muito do então considerado “desespero”, sendo que o filósofo já havia sido tratado por vários outros médicos bem requisitados da época e sua tão perturbadora doença continuava inabalável, tendo terríveis enxaquecas que o deixava enfermo por dias a fio.
O Doutor Breuer faz um acordo com Lou Salomé de fazer o possível para tratar da doença do filósofo, embarcando então no que seria a mudança total de sua vida.
A partir desse acordo, o médico e o filósofo seguem os princípios de um relacionamento entre médico e paciente, tomando as medidas exatas para saber como e porque ocorrem as enxaquecas tão devastadoras. Breuer logo ganha a confiança de Nietzsche e começa a cumprir a sua parte do acordo com Lou Salomé, fazendo com que o filósofo converse e até mesmo exponha algumas angustias que podem ser um dos motivos para o desenvolvimento de sua doença: A busca pela verdade.
Essa busca é um conceito de sua filosofia, de que nada nunca esta certo ou correto, que as pessoas estão presas as suas vidas, trabalho e em tudo aquilo que acreditam. O que Yalom expõe no livro e em cima da análise que fiz de Nietzsche percebo que a sua doença era uma conseqüência de sua enlouquecia, sua maneira de enxergar o

Relacionados