AAASD

291 palavras 2 páginas
Centro Universitário Unievangélica
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Sociologia e ocupação urbana
Professor: Sérgio Inacio do Nascimento
Atividade avaliativa para a 2ªV.A
Valor: 25 pontos.
Data da entrega:07/11/2014
1-Fazer uma resenha do texto: Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil (Flávio Villaça).
VILHAÇA, Flávio. Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil. In:DEÁK, Csaba; SCHIFFER, Sueli Ramos (Orgs.). O processo de urbanização no Brasil. 2. ed. Atualizada. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Observações: O texto se encontra na copiadora. A resenha deve ser feita tendo como referência o modelo mostrado na aula e postado no lyceum. aula vimos técnicas de leitura e fichamento que nos auxiliarão na elaboração de um resumo. Estamos trabalhando com a idéia de resumo como recriação do texto original e como tal, só pode ser realizado por quem realmente analisou o texto.
A Norma NBR 6028: 1990, da Associação Brasileira de Normars Técnicas, define resumo como “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto”. O resumo tem que ser sucinto, compacto e apresentar os pontos mais relevantes de um texto.
A resenha é, na verdade, um resumo crítico, só que mais abrangente porque: 2 permite comentários e opiniões; inclui julgamento de valor; permite a comparação com outras obras da mesma área; envolve a avaliação da relevância da obra em relação às outras do mesmo gênero.
A resenha é importante na nossa vida acadêmica pois contribui para o desenvolvimento da mentalidade científica e leva o iniciante à pesquisa e à elaboração de trabalhos monográficos.
Antes de iniciar a resenha de um texto, você precisa saber responder as seguintes questões:
De que trata o texto?
Sob que perspectiva o autor tratou do assunto?
Qual problema foi

Relacionados

  • aaasd
    4359 palavras | 18 páginas
  • AAasd
    14116 palavras | 57 páginas