Aaasasdas

938 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA – QUI04765

Experimento Número 02
Calibração de Aparelhos Volumétricos

Carlos Henrique
Gabriel Aarão
Giovanni Medici
João Gabriel
Marciano D’ Assumpção

Vitória, 26 de março de 2014

1. Introdução
Para uma boa análise química, além de pericia e técnica, necessitamos de equipamentos adequados, no qual o seu manuseio possa fornecer informações precisas sobre a substância ou solução adquirida.
Os equipamentos de medição laboratoriais são necessários para a quantificação das substancias químicas, quanto mais preciso for o equipamento, melhor será feita a análise do resultado. Independente do equipamento utilizado a calibração dos mesmos é necessária para o fornecimento exato de dados, como a massa, ou o volume de cada substancia.
O experimento baseou-se na utilização de balanças para a verificação da calibração de massa e volume de água, na pipeta e no balão volumétrico. Fatores que devem ser observados quanto à calibração dos mesmos é que sempre devem-se verificar componentes de ação externos, temperatura do meio, pressão, e até mesmo movimentação perto da balança no momento da medição, alteram os valores, resultando em algo errôneo, como o laboratório é de analise educativa, a preocupação com tais é mínima, diferente de laboratórios de pesquisa, onde qualquer mínimo de valor, tem sua importância.

2. Objetivos
Calibração da bureta e do balão volumétrico (25ml e 100ml respectivamente) através do uso de balanças de precisão, a calibração deve ser feita três vezes, sendo o diferencial dessas três menor que 1%.
3- Experimental
3.1 Materiais e Reagentes
- 2 Béqueres 50 mL
- Pisseta com Água destilada
- Balança Analítica
- Pêra
- Pipeta Volumétrica 25 mL
- Balão Volumétrico 100 mL
- Conta-Gotas
3.2- Procedimento
I. Calibração de uma pipeta volumétrica
Para verificar a calibragem da pipeta volumétrica primeiramente pesou-se um béquer de 50 mL vazio.

Relacionados