aaabaeueueueue

756 palavras 4 páginas
Metabolismo dos carboidratos

Quando alguém ingere algum alimento que contém carboidratos, o sistema digestivo o quebra em moléculas simples, que entram na corrente sanguínea na forma de glicose.
Com a elevação da glicose sanguínea, o pâncreas libera insulina, um hormônio que sinaliza para as células absorverem o açúcar para ser utilizado como energia ou como reserva.
Quando o nível de glicose sanguíneo cai e não existe alimento para ser digerido, o pâncreas libera outro hormônio, o glucagon, que sinaliza para as células que reservaram a glicose devolverem o açúcar para o sangue para que seja compartilhado por todo organismo.
Em algumas pessoas, este mecanismo não funciona corretamente levando ao surgimento de diabetes.

Índice glicêmico

A divisão dos carboidratos em simples e complexos faz sentido em nível químico. Mas não explica como o carboidrato advindo da dieta é absorvido e metabolizado.
Um novo sistema, chamado índice glicêmico, foi então desenvolvido para classificar os carboidratos de acordo com a velocidade com que um alimento é absorvido e eleva o nível de glicose no sangue.
Alimentos com alto nível glicêmico, como o pão branco, causa uma rápida elevação da glicose sangüínea. Alimentos com baixo nível glicêmico, como a aveia, são digeridos e absorvidos mais devagar, causando uma elevação baixa no nível de glicose.
Alimentos de alto nível glicêmico provocam um grande choque no metabolismo, pois forçam o organismo a lidar com uma grande quantidade de açúcar no sangue. Estes alimentos estão ligados ao desenvolvimento de várias doenças:
Diabetes,
Doenças cardiovasculares,
Obesidade,
Degeneração macular,
Infertilidade feminina,
Câncer colorretal.

Carboidratos bons e maus
Carboidratos
Digestão dos carboidratos
Metabolismo dos carboidratos
Índice glicêmico
Carboidratos bons e maus
Dieta dos carboidratos saudáveis
Carboidratos: referências bibliográficas
22/10/08 | Atualizado em 22/10/08
Algumas dietas populares tratam os

Relacionados