aaaarferf

Páginas: 7 (1648 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2013
MULTIVIX
ENGENHARIA CIVIL



FÁBIO PIMENTEL
RONALT ALVES
VITOR FAZOLLO









CORRENTE ALTERNADA










SERRA
2013
MULTIVIX
ENGENHARIA CIVIL




RONALT ALVES








CORRENTE ALTERNADA





Trabalho apresentado para nota à disciplina de Fisica III, pelo aluno Ronalt Alves, Fábio Pimentel e Vitor Fazollo da turma 5ECIA, do curso deEngenharia Civil, da Faculdade Capixaba da Serra.





SERRA
2013
SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................4
Fundamentos da Corrente Alternada
Conceito..........................................................................................5
Geração deCA................................................................................6
Gerador de CA................................................................................6
Parâmetros de forma de onda e CA...............................................7
Valor de Pico..................................................................................8Conclusão.................................................................................................9
Bibliografia................................................................................................10




INTRODUÇÃO

A maioria da energia elétrica no mundo é gerada, distribuída e consumida sob a forma de 50 - ou 60 - Hz corrente sinusoidal alterna (AC) e tensão. Ele é usado para aplicações domésticas e industriais, tais como a televisão conjuntos, computadores, fornos demicro-ondas, fornos elétricos, para os grandes motores utilizados na indústria.
AC tem várias vantagens sobre DC. A principal vantagem da AC é o fato que pode ser transformado, no entanto, a corrente contínua (DC ) não pode. Um transformador tensão licenças para ser aumentado ou reduzido, com a finalidade de transmissão. A transmissão de alta tensão ( em termos de kV ) que é menos corrente éobrigado a produzir a mesma quantidade de energia. Menos licenças atuais fios menores para serem usados para a transmissão.
.





Fundamentos da Corrente Alternada

Conceitos Básicos
Os elementos essenciais de circuitos de corrente alternada (c.a.) são os Geradores de c.a. e elementos passivos e lineares que são uma combinação de Resistores, Capacitores ou Indutores em série ou emparalelo.
Uma forma de onda de um sinal de tensão ou corrente alternada é aquela onde a intensidade e a polaridade altera-se ao longo do tempo. Em geral são sinais periódicos como as formas de onda.
Uma Corrente Alternada é aquela que inverte, periodicamente, o sentido no qual está circulando. Ela também varia a intensidade continuamente no tempo. Uma Tensão Alternada é aquela que inverte,periodicamente, a polaridade da tensão. Já Tensão ou Corrente Alternada Senoidal é aquela cuja forma de onda é representada por uma senóide.Dizemos que é um sinal senoidal .A forma de onda periódica mais importante e de maior interesse é a alternada senoidal de tensão e de corrente, porque a energia gerada nas usinas das concessionárias e a maioria dos equipamentos usam tensão e corrente alternadas sinoidais.A maior parte da energia elétrica consumida é gerada e distribuída na forma de tensão e corrente alternadas para os consumidores que são as residências, o comércio e, principalmente, as indústrias. A principal razão pela qual a energia elétrica gerada e distribuída em grande escala ser em tensão e corrente alternadas é que ela apresenta uma facilidade tanto na geração como na transformação dosníveis de tensão (elevação ou redução). Para transportar a energia a longas distâncias é necessário elevar a tensão a níveis que chegam a 750kV, para reduzir as perdas no transporte (principalmente por Efeito Joule). Nos centros de consumo a tensão é novamente reduzida e distribuída aos consumidores. Os motores de corrente alternada são construtivamente menos complexos que os motores de corrente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!