aaaaaREda o

267 palavras 2 páginas
Redação oficial e
Redação empresarial
Acadêmicos:

Requerimento
Trata-se de um documento feito por uma pessoa física ou jurídica escrito de uma maneira formal a uma entidade ou departamento responsável e autoridade superior, e possui como objetivo de obter um bem ou um direito. Possui ação ou efeito de requerer, pedir, solicitar mediante requerimento à autoridade ou pessoa em condições de conceder o que se pede.

Este deve ser composto das seguintes informações: l Nome do solicitante; l Título da autoridade; l Texto; l Exposição do que se quer; l A fórmula convencional; l Local e data; l Assinatura.

Ofício
Muito utilizada nos órgãos públicos e em departamento de grandes corporações usada como uma forma de correspondência formal trocada entre autoridades ou organizações a fim de solicitar providencias, pedidos por informações, propor acordos, solicitação de materiais entre outros afins.
O ofício possui as mesmas caraterísticas contextuais entre tanto deve possuir caracteres numéricos afim de necessidades de protocolar ou registrar tal oficio, e em algumas ocasiões deve ser feitos em papeis timbrados com o nome e CNPJ se for empresa ou organização, ou possuir o numero de registro se for pessoa física ou jurídica. Pronomes de Tratamento
Os pronomes de tratamento são axiônimos, que são expressões de reverencia, títulos honoríficos e etc. São utilizadas em situações formais especificas antepondo-se a determinadas palavras que designam cargos ou posições sociais de prestígios.
A conjugação dos pronomes de tratamento é da terceira pessoas, porem se identifica mais com a segunda.

Vossa Majestade
Sua Majestade

Vossa Excelência
Sua Excelência

Vossa Santidade
Sua Santidade

Obrigado!!!
Curso:
Turma:
Professora:
Disciplina:

1º Semestre

Acadêmicos:

Relacionados