aaa adawd as

300 palavras 2 páginas
As sociedades contemporâneas, nas quais é preciso diferenciação dos indivíduos para que se identifiquem enquanto seres humanos e enquanto membros de determinado contexto social, e, sobretudo, diante das possibilidades postas pela globalização, o conflito de culturas é inevitável e necessário. A globalização cada vez mais aproxima grupos de culturas diferentes. Assim, a diversidade cultural passa a ser alvo de intensos debates. Um grande desafio frente colocado por essa realidade é que se pretende o igual, mas ao mesmo tempo, exige-se o diferente.
Sejam quais forem as exigências do mundo globalizado, atualmente se afirma a certeza do necessário convívio em uma sociedade cuja realidade é multicultural. Para tanto, é preciso que se reconheça e se respeite as diferenças próprias de cada indivíduo. O reconhecimento da diferença é ponto de partida para que se possa conviver em harmonia, não com os iguais, já que igualdade só deve existir do ponto de vista legal, mas do ponto de vista humano, social, o que nos interessa é realmente ser diferentes.
JP3 Existe uma promoção da interacção e fusão cultural o que pode ser confundido com uma homogeneização de culturas porém cria uma maior facilidade de expandir o conhecimento de culturas minoritárias.

P4 Conhecimento de uma maior variedade de culturas, facilita a interação entre membros de culturas distintas. JP4 É com o conhecimento de outras culturas que se sabe o que se fala, o que se pode ou não dizer, os rituais, o que se come, o que é aceite ou ofensivo, etc. Sabendo estes pequenos factos e regras de culturas muito distintas, é um passo muito à frente no que diz respeito a saber interagir e lidar com a distinção.

Relacionados