AA2 Ci ncia Pol tica

660 palavras 3 páginas
CEDERJ: Administração Pública
Disciplina: Ciência Política

Em todos os capítulos há uma tentativa de legitimação da propriedade privada como algo natural, designada por uma entidade sobrenatural (Deus cristão). Nesta tentativa, o autor se apega àquilo que considera como o “estado da natureza” para fazer um paralelo com a sociedade política de sua época.

No primeiro capítulo, o autor refuta as teses monárquicas de sua época em que era valorizada linhagem real, ou seja, o sangue azul aristocrático e os laços nobres consangüíneos, em contraposição com sua visão liberal, em defesa do capitalismo emergente. Segundo o autor “(...) é impossível que os soberanos ora existentes sobre a Terra devam haurir algum benefício ou derivar que seja a menor sobra de autoridade daquilo que é considerada a fonte de todo o poder, o domínio particular e a jurisdição paterna de Adão (...)”. Assim, o autor considera “poder político o direito de fazer leis com pena de morte e, consequentemente, todas as penalidades menores para regular e preservar a propriedade, e de empregar a força da comunidade na execução de tais leis e na defesa da comunidade de dano exterior”.

Assim, John Locke considera “o estado em que todos os homens naturalmente estão”, ou seja, o estado da natureza, como essencial para entender o poder político e a sociedade política. No capítulo II, Locke afirma que “para que seja observada a lei da natureza, que quer a paz, e a conservação de toda a humanidade, a responsabilidade pela execução da lei da natureza é, nesse estado, depositada na mão de cada homem (...). Claro está que o livro “A origem das espécies”, de Charles Darwin, não havia sido publicado para desmistificar essa idéia apologética da natureza concebida por Locke.

Locke considera “que a lei da natureza seria vã, como todas as demais leis que dizem respeito ao homem neste mundo, se não houvesse alguém que tivesse, no estado de natureza, um poder para executar essa lei e, com isso, preservar os inocentes

Relacionados

  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas
  • 1428618897223 EVOLU C3 87 C3 83O DO PENSAMENTO ECON C3 94MICO 1
    177734 palavras | 711 páginas
  • PI saude e higiene oculpacional
    442573 palavras | 1771 páginas