AA10- Filo e ética

3237 palavras 13 páginas
Disciplina: Filosofia e Ética

Atividade Aula 10
1. Resposta
1) As inspiradas no mito das Idades do Homem ou da Idade de Ouro. Esse mito recebeu muitas versões, mas relata sempre o mesmo. No princípio, durante a Idade de Ouro, os seres humanos viviam na companhia dos deuses, nasciam diretamente da terra e já adultos, eram imortais e felizes, sua vida transcorria em paz e harmonia, sem necessidade de leis e governo. Em cada versão, a perda da Idade de Ouro é contada de modo distinto, mas em todas a narrativa relata uma queda dos humanos, que são afastados dos deuses, tornam-se mortais, vivem isoladamente pelas florestas, sem vestuário, moradia, alimentação segura, sempre ameaçados pelas feras e condições adversas. Com o passar do tempo, descobrem o fogo e passam a cozinhar os alimentos e a trabalhar os metais, constroem cabanas, tecem o vestuário, formam famílias, fabricam armas para a caça e proteção contra animais ferozes. A última idade é a Idade do Ferro, em geral descrita como a era dos homens organizados em grupos, fazendo guerra entre si. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade. A idéia de justiça, portanto, se refere a uma ordem divina e natural, que regula, julga e pune as ações das coisas e dos seres humanos. A invenção da política exigiu que as explicações míticas fossem afastadas.
Para os sofistas, a polis nasce por acordo entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento.Combinam regras de convivência que se tornam leis, nomos. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso.
Platão e Aristóteles afirmam o caráter natural da polis e da justiça. Embora concordem sob esse aspecto, se mostram diferentes na maneira como criam a própria justiça. Para Platão, os humanos e a polis possuem a mesma estrutura. Os humanos são dotados de três almas ou três princípios de atividade: a alma concupiscente ou desejante (encontrada no

Relacionados