AAZSFXDGFCHJKKL

2800 palavras 12 páginas
FCSN/ETPC – CURSO TÉCNICO DE PETRÓELO E GÁS
Universo do Petróleo - Transcrição do Vídeo - 2013 - Volume 2
A história do Petróleo no Brasil

•Luis Fernando Panelli ( Superintendente de gestão interna da ANP ):
- A história do petróleo no Brasil é interessante. A primeira coisa que temos que nos dar conta é que o Brasil é um pais gigantesco. Nós temos , de bacia sedimentar, 6.9 milhões de km² de entre mar e terra. É aproximadamente a área de bacias sedimentares que existem nos EUA .E é evidente que a história do petróleo nos EUA começou muito antes – nós chegamos nessa história bem mais tarde.
•Ricardo Maranhão ( Professor de História da PUC e UNICAMP ):
- Uma série de pessoas ,mais ou menos visionárias ou progressistas tópicas ,tentaram explorar petróleo no Brasil desde o final do século 19 .Eugênio Ferreira de Camargo por exemplo em 1892 chegou a perfurar alguns poços, sem sucesso , na região de Boferte, no estado de São Paulo.
•Narrador :
- No inicio do século 20 procurar petróleo ainda era uma aventura . Em 1930, em Lobato, na Bahia , Manoel Inácio de Bastos e Oscar Cordeiro alertados por uma briga entre fazendeiros por causa de uma certa sujeira escura na água , suspeitaram da existência de petróleo na região .
•Ricardo Maranhão:
-Os dois pediram então auxílio ao recém criado Departamento Nacional de Produção Mineral. E não tiveram nenhuma resposta , a não ser uma carta do Ministério dizendo que eles não passavam de impertinentes .
•Narrador:
- A ideia de que o Brasil é um pais essencialmente agrário começa a cair por terra na década de 30 .É o fim do estado oligárquico e o início de um novo sentimento nacionalista.
•Ricardo Maranhão:
- A revolução de 30 trouxe para cena uma esperança muito grande para o país.
Até porque foi a 1ª vez que os governos passaram a falar em construir um país .E um Brasil de 8,5 km² com uma série de riquezas minerais , só pode ter petróleo.
•Narrador :
- Nessa época, o escritor Monteiro Lobato influenciado

Relacionados