AA_CCT03003_Questionário de consolidação de conteúdo

571 palavras 3 páginas
1. Um roteador deve dar prioridade as mensagens ICMP em relação ao tráfego normal. Justifique.
O roteador deve priorizar o protocolo de mensagem de controle da Internet (ICMP), pois ele é utilizado para indicar a ocorrência de problemas no transporte de algum datagrama. Estes problemas podem ser causados, quando a máquina de destino não está conectada na rede, quando campo do datagrama TTL expira ou quando os roteadores ficam muito congestionados, não conseguindo processar o tráfego de entrada. Desta forma o ICMP envia mensagens de erro ou controle para os hosts, que fizeram a requisição. Portanto para que cheguem os retornos destes problemas, é fundamental a prioridade no tráfego do ICMP.

2. NAT (Network Address Translation) é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um roteador ou firewall possibilitando que um computador em uma rede interna acesse uma rede pública (Internet). De acordo com o NAT, responda:

Qual o fator motivador do desenvolvimento e uso deste protocolo?
O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços IP v4 na Internet e o problema de como os computadores pertencentes à rede privada (LAN) poderiam receber as respostas aos seus pedidos feitos de fora da rede. Cada computador que acessa a Internet deve ter o protocolo TCP/IP corretamente instalado e configurado. Precisaria ainda de um endereço IP válido na Internet. A criação do NAT veio para solucionar esta questão.

Explique seu funcionamento.
Quando um cliente acessa a Internet, no pacote de informações enviado por ele, está registrado o endereço IP da rede interna. Porém este pacote não pode ser enviado diretamente para a Internet tendo este endereço IP como endereço de origem, no primeiro roteador este pacote será descartado. Para que este pacote possa ser enviado para a Internet, o NAT substitui o endereço IP de origem por um dos endereços IP da interface externa do NAT (endereço fornecido pelo

Relacionados