a76hdj6

Páginas: 2 (341 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
INTRODUÇÃO

A religião no meio geográfico tem por objetivo focar as diferenças entre cada, seus aspectos primordiais, suas semelhanças e o porquê de gerar tantos conflitos e de na sua maioriadas vezes não são aceitas entre si.
As mesmas têm o principio que desempenharam um importante papel na formação histórico-cultural e, na atualidade, vêm conquistando cada vez mais espaço nasociedade essa diversidade de religiões.
Importante ressaltar também que grande parte dos conflitos mundiais tem origem a partir de questões religiosas, ou seja, de suas diferenças e costumes. Porém nãodevemos deixar de citar que existem fatores políticos, econômicos, territoriais, entre outros que dificultam o convívio entre as nações.

A GEOGRAFIA DA RELIGIÃO

Atualmente existem inúmerasreligiões sendo praticadas no mundo, as quais afetam não só o meio em que vivem, seus costumes, suas crenças, mas sim todo um contexto histórico e geográfico. Devidos a isso é que ocorrem atentados,guerras e disputa tanto por território quanto por seguidores.
A Geografia da religião é o estudo a um ramo da Geografia que procura explicar o tema da religião associado ao da geografia, buscandouma melhor compreensão da dinâmica do fenômeno da fé, definindo a pluralidade religiosa da espécie humana. Seu estudo procura medir o espaço das diferentes religiões, abordando teoricamente opapel do sagrado e do profano na organização.
Já em períodos mais distantes, havia uma preocupação com a distribuição das diversas crenças combinadas com a sua respectiva freqüência territorial, ondea religião se apresentava exclusivamente como produto da prática humana, e suas expressões faziam parte da cultura de cada um desses povos. Porém esse mesmo conceito básico, que ainda trazia oproblema do etnocentrismo¹, a Geografia da religião ficava ligada a outras áreas da Geografia, como a urbana, a rural, política, etc.

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Geografia-Das-Religi%...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!