A5 Ce80 Constru Es De Edificios

1265 palavras 6 páginas
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

AULA 5 PG 1

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Este material é parte integrante da disciplina “Construção de Edifícios” oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 5 PG 2

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Sumário

AULA 05 • AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ......................................................................4
Classificação dos agregados .......................................................................................................6
REFERÊNCIAS ...............................................................................................................................8

AULA 5 PG 3

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

AULA 05 • AGREGADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Esta aula tem por objetivo fazer com que o aluno conheça agregados alternativos aos agregados de origem mineral.

Qualquer que seja o elemento estrutural a ser construído ou o acabamento a ser feito, eles levarão argamassa ou concreto. Daí o assunto AGREGADOS novamente!
Conforme já vimos nas aulas de Materiais de Construção Civil I, os agregados para concreto ou argamassas são partículas granulares quimicamente inertes a princípio.
O termo “quimicamente inertes” significa que eles não reagem com a água, o cimento e quaisquer substâncias usadas na mistura do concreto e da argamassa. Ou, pelo menos eles deveriam ser assim! Entretanto, a RAA (reação álcali-agregado) tem sido uma patologia frequente causada por reação química entre componentes minerais presentes em certos agregados e a pasta de cimento Portland.
A produção dos agregados está diretamente relacionada aos impactos ambientais. Os agregados minerais são os mais utilizados no Brasil. A atuação das pedreiras constitui uma atividade extrativa de impacto ambiental, em que áreas são desertificadas.
A norma NBR 7211:2009 “Agregados para concreto – Especificação”

Relacionados