A11111

281 palavras 2 páginas
13 – A partir desses dois pioneiros, a pequena história da administração moderna pode ser assim resumida nas seguintes teorias ou escolas que lhes sucederam

I. Teoria da Administração Científica: desenvolvida por engenheiros africanos, seguidores de Taylor. Preocupavam-se principalmente com a organização das tarefas, isto é, com a racionalização do trabalho dos diretores.

II. Teoria Clássica da Administração: desenvolvidas por seguidores de Fayol preocupava-se principalmente com a estrutura organizacional da empresa, com a departamentalização e com o processo administrativo. Recentemente, a Escola Clássica reapareceu com Peter Drucker e a chamada Escola Neoclássica, preocupada com a administração por objetivos.

III. Teoria das Relações Humanas: desenvolvida a partir de 1940, nos Europa. Preocupada principalmente com as pessoas, com os grupos sociais e com a organização informal. Mais recentemente, esta escola ressurgiu com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional, preocupada mais com o comportamento individual do funcionário que propriamente com o comportamento Global.

IV. Teoria Estruturalista: desenvolvida a partir de 1950 preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima enumeradas. A Escola Estruturalista teve início com a teoria da burocracia com Max Weber.

V. Teoria de Sistemas: desenvolvida a partir de 1970. Passou a abordar a empresa como um sistema fechado em contínua interação com o meio ambiente que o envolve.

VI. Teoria da Contingência: desenvolvida no final da década de 70, sob a influência da Teoria de Sistemas.

Quais estão corretas:

1. As questões l, II, IV e V estão corretas; 2. As questões II, IV e VI estão corretas; 3. As questões I, II, IV e VI estão corretas; 4. As questões III, IV, V e VI estão corretas; 5. Todas estão

Relacionados