A10 Arqu Tipos E Estere Tipos Na Comunica O PP

1570 palavras 7 páginas
Arquétipos e Estereótipos na Comunicação

Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida no ocidente sendo um grande motivador de preconceito e discriminação. Um bom exemplo de estereótipo pode ser observado nos programas humoristicos e facilmente identificados os traços de racismo, homofobia, xenofobia, machismo, intolerância religiosa, etc. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência ja que trata-se “apenas de uma brincadeira”.
Abordagem psicossocial
Numa abordagem Psicossocial, as crenças compartilhadas por determinado grupo têm origem em obras filosóficas e nesse aspecto se volta ao estudo sobre estereótipos e preconceitos sociais nas diversas experiências e vivências dos grupos. Assim, por intermédio da percepção, as vivências históricas e sócio-culturais se tornam presentes à nossa consciência, gerando a afetividade e as ações que determinada experiência permite ter. A realidade age sobre nós se for apreendida e internalizada. Define-se estereótipo social como crença coletivamente compartilhada sobre algum atributo, característica ou traço psicológico, moral ou físico atribuído extensivamente a um agrupamento humano, formado mediante a aplicação de um ou mais critérios, como por exemplo, idade, sexo, inteligência, filiação religiosa e outros. Os estereótipos sociais influenciam condutas e comportamentos em interações sociais quando os inter-atores são enquadrados por essa crença. Do ponto de vista da psicologia, estereótipos podem ser investigados sob aspectos diferentes que vão desde a sua formação até manifestação coletiva.
Os símbolos e arquétipos de Carl Jung

Para que possamos falar de símbolos e arquétipos, é necessário explicar o conceito de inconsciente coletivo. De maneira simples, inconsciente coletivo é a parte do

Relacionados