A09v50n2

8134 palavras 33 páginas
Artigo

O Pragmatismo do Petróleo: as relações entre o Brasil e o Iraque
The oil pragmatism: the Brazil-Iraq relations
Seme Taleb Fares*
Rev. Bras. Polít. Int. 50 (2): 129-145 [2007]

Introdução
A história das relações entre o Brasil e o Iraque, à primeira vista, aparenta inexpressiva, de importância bastante reduzida para a política externa brasileira.
Observando os interesses que o governo brasileiro detém no Iraque hoje, essa impressão parece confirmada, afinal. No entanto, uma análise mais detida da história do relacionamento entre os dois países revela um cenário bastante diverso. Sem se pretender superdimensionar a importância do Iraque para o
Brasil, argumenta-se neste artigo que o Iraque não foi um parceiro tão irrelevante ao País como um rápido julgamento pode supor1.
O relacionamento brasileiro-iraquiano foi influenciado, em grande medida, por interesses de ordem econômica, que sofreu, desde o início da década de 1970 até os dias de hoje, constrangimentos domésticos e, principalmente, estruturais.
Como se não bastasse, juntamente com os interesses comerciais, um importante elemento estratégico no relacionamento bilateral foi observado, criado pela: i) exportação de materiais bélicos, que, ao lado da simples obtenção de lucros, tinha um objetivo de segurança nacional ao Brasil; e ii) sensível área de cooperação nuclear, provavelmente com objetivos militares.
Nesse sentido, este artigo traça – em termos bastante gerais – os principais movimentos da história das relações Brasil-Iraque, desde 1973 até 2007. Para tanto, são analisados os fatores que conduziram a uma maior aproximação comercial entre os dois países, assim como suas implicações políticas na agenda de discussão bilateral.
Em seguida, são apresentados os desdobramentos estratégicos desse relacionamento, em especial no campo da venda de armas e na cooperação nuclear. Por fim, são identificados os constrangimentos domésticos e, principalmente, estruturais que determinaram o declínio dessas relações

Relacionados