A06v35n3

5661 palavras 23 páginas
11~lEARTIGOS

RECOMENDAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
* José Celso Contador

PALAVRAS-CHAVE:
Competitividade, planejamento estratégico, manufatura, mercado, produto, competição, de planejamento, consultoria estratégica, estratégia de manufatura.
KEYWORD5:
Competitiveness, strategic planning, manufacturing plant, market, product, competition, process, strategic consulting, strategy of manufacturing.

* Professor

Livre-Docente

da Faculdade de Engenharia

Revista de Administração de Empresas

de Guaratinguetá

globalização,

globalization,

cadeia produtiva, processo

production

chain, planning

da UNESP e Consultor Industrial.

São Paulo, v. 35, n.3, p. 39-48

Mai./Jun. 1995

39

11~lEARTIGOS o acirramento

da competição econômica e a rapidez das mudanças de mercado exigem alterações no processo de planejamento estratégico. The economical competition and the speed of the change in lhe market behavior require alterations in the process of the sfrategic planning.

?•

A

4. PORTER, Michael E. Competitive strategy. New York: The
Free Press, 1980.

globalização da economia, cujo processo se iniciou na década de
70, mais a nova ordem mundial, que está se instalando devido ao fim da
União Soviética, tornarão a década de 90 muito diferente da de 80. São as grandes turbulências, para usar uma expressão de
Igor Ansoff'.
É nessa turbulência que a política liberalizante lançou o Brasil.A conseqüência que nos interessa é o aumento da competição internacional, que se reflete na competição dentro das fronteiras nacionais. Essas turbulências já estão atingindo as empresas brasileiras, que precisam se preparar para enfrentar a nova realidade.
Como prevê o nosso modelo para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura, essa preparação deve começar pelo planejamento estratégico. Apesar de este ser assunto bastante estudado, as turbulências referidas obrigam à introdução de algumas modificações no planejamento estratégico da empresa. Este é o

Relacionados