A02969784

9099 palavras 37 páginas
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 28-08-2006

DESENVOLVIMENTO MORAL NA ADOLESCÊNCIA
(2006)
Pedro Miguel Lopes de Sousa
Enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra e mestrando em Psicologia Pedagógica, na
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Contactos:
pierre_pedrosky@portugalmail.com
+351 93 4618213

RESUMO
A sociedade debate-se diariamente com a necessidade de julgar os outros, sendo constantes as alusões a conceitos como moralidade e desenvolvimento moral. Neste trabalho ir-se-á analisar o processo do desenvolvimento moral, concedendo especial relevo às transformações ocorridas na adolescência.
Neste âmbito, salientam-se os estudos de Piaget (1973) que desenvolveu um modelo teórico explicativo do desenvolvimento moral baseado no respeito e compreensão das regras do jogo dos berlindes e, posteriormente, a teoria de Kohlberg (1981) que, apesar de ser alvo de críticas, constitui um dos contributos mais válidos e completos no que concerne a esta temática.
Palavras-chave: desenvolvimento moral, adolescência, Piaget, Kohlberg, estádios

A adolescência caracteriza-se por ser um período de construção de valores sociais e de interesse por problemas éticos e ideológicos. O adolescente aspira à perfeição moral e expressa um grande altruísmo o que frequentemente origina revoltas por descobrir que a sociedade não se coaduna com os valores que defende. O facto de possuir novas capacidades cognitivas de reflexão e abstracção ir-lhe-á permitir elaborar mentalmente hipóteses, debater ideias e confrontar opiniões, construindo uma teoria própria da realidade. O adolescente confronta os seus próprios valores com os valores do “mundo adulto”, na tentativa de alcançar a tão desejada autonomia. Para tal ajuíza regras e convenções sociais, o que o leva, por vezes, a acatá-las e, por outras, a desobedecê-las (Kohlberg, 1981). Isto levanta a questão: de que modo se processa o desenvolvimento moral?

Pedro Miguel Lopes de Sousa

1

Relacionados