a_reflexividade_promovida_pela_pesquisa_na_formacao_inicial_de_professores

363 palavras 2 páginas
A reflexividade promovida pela pesquisa na formação inicial de professores
É possível observar com a leitura do texto que o processo reflexivo e o ato de pensar em mudar, sair de seu próprio referencial, refletir sobre atitudes diárias, e que a mudança só é possível quando se a uma reflexão, formando uma identidade não só profissional como pessoal e social, refletir é construir conhecimento com atitudes critica e reflexiva do seu dia a dia, pois como se trata da formação de um professor que ira lidar com pessoas que podem ser afetados por uma conduta inadequada e conceitos errôneos. A reflexão exige responsabilidade e seriedade em suas ações, segundo (Rausch,. s/a, p.4 ) “Ser reflexivo implica uma permanente análise sobre a ação, o que requer abertura de espírito, análise rigorosa e consciência social. Assenta-se, pois, na busca de autonomia e melhoria de sua prática num quadro ético de valores democráticos e ecológicos.”, ou seja, o acadêmico deve analisar suas ações com consciência, reconhecendo teorias e pensamentos, pois é através dela que seu conhecimento é criado, e esse caminho é o começo para a elaboração do tcc, onde a pesquisa é um dos percursos percorridos e essenciais para o sucesso do acadêmico.
Eu particularmente possuo muitas expectativas e preocupação em relação ao tcc, já que ele é uma exigência para a conclusão do curso, embora seja um pouco cedo para pensar ou se preocupar com isso, pois as expectativas, anseios e preocupações vão fluir conforme o andamento do curso. Acredito que não será tão difícil escolher algo com que me identifique, pois o conhecimento se constrói aos poucos.

Referencias
RAUSCH, Rita Buzzi. A reflexividade promovida pela pesquisa na formação inicial de professores. In: Reunião anual da ANPED, 32, 2009. Caxambu, MG. Anais da 32ª reunião anual da ANPED: sociedade, cultura e educação: novas regulações? Caxambu, MG, 2009, p. 1-17. Disponível em:<

Relacionados