a_rapariga_das_laranjas

1613 palavras 7 páginas
SINTESE:
Introdução: A personagem principal, Georg, começa por dizer que o seu pai morreu há onze anos atrás, e fala das recordações que tem dele, que são poucas, uma vez que o rapaz tem apenas 15 anos. Fala também por alto da sua família, mas vai especificando ao longo do livro. A história começa quando o rapaz recebe uma carta que o seu pai lhe escreveu, antes de morrer.
Desenvolvimento: Retrata basicamente a história de como Jan Olav, o pai de Georg, conheceu a rapariga das laranjas, que era a mulher da sua vida, mas deixa também uma grande pergunta a Georg, uma pergunta que determinará o sentido da vida do rapaz. A princípio, o jovem nem acredita que aquela carta é real, mas à medida que ia lendo, não consegue parar. A rapariga das laranjas é assim chamada porque sempre que Jan Olav a via, esta trazia um saco muito grande cheiinho de laranjas, todas diferentes umas das outras. Nesta história, Jan Olav não conta só os momentos felizes que ocorriam quando a via, mas também as longas tardes que ele passava à procura dela, em vão. Quando se viam, quase nunca falavam, e para ele, ela era um autêntico mistério. Numa longa parte da carta, o pai de Georg divaga bastante sobre que vida levaria aquela bela jovem. Jan Olav fazia sacrifícios, perdia tempo, tudo e mais alguma coisa, apenas para poder ver a rapariga das laranjas. Através desta narrativa, Georg passa a olhar para a vida com outros olhos. Também passa a conhecer verdadeiramente o pai, e redescobre a sua família.
Conclusão: Esta obra acaba quando Georg escreve também a sua carta ao pai. Responde-lhe à pergunta crucial que foi o que originou toda a narrativa, e mostra o ponto de vista de Georg sobre a vida.
OPINIAO: A minha opinião? Bem não é fácil de exprimir. Primeiro, porque as palavras existentes não chegam para mostrar a importância que esta obra teve na minha vida. Tal como ao personagem principal da história, também a mim esta narrativa permitiu-me observar o mundo de maneira diferente. Fez-me

Relacionados