A_PSICOLOGIA_DA_GESTALT_NOS_DIAS_atuais

1172 palavras 5 páginas
Na década dos oitenta, os psicólogos europeus se viram profundamente confusos com a afirmação de von Ehrenfels de que milhares de impressões perceptivas possuem características que não podem ser obtidas das características da sensações. Como exemplos, foram usadas cordas e melodias na audição, características de forma dos objetos visuais, aspereza ou maciez nas impressões tácteis etc. Essas "qualidades próprias da Gestalt" algo em comum. Quando os estímulos físicos em questão sofrem considerável variação, sendo mantidas constantes as suas relações, as qualidades características da Gestalt permanecem quase as mesmas. Porém, na época, acreditava-se que as sensações envolvidas são determinadas individualmente pelos seus estímulos individuais, e deviam, por isso, variar quando estes sofriam grande variação.
Pertencem a essa classe as características estéticas tanto positivas como negativas do mundo que nos cerca, quer se trate de ornamento, pintura, escultura, música etc., ou de árvores, paisagens, casas, carros -- e outras coisas do tipo. As relações entre os sexos também dependem, em grande parte, de espécimes da mesma classe. Por isso, não é seguro lidar com problemas da Psicologia como se não existissem tais qualidades. E, no entanto, a começar do próprio Ehrenfels, os psicólogos ainda não foram capazes de explicar a natureza delas.

As idéias e investigações de Wertheimer se desenvolveram em direção diferente.
Achava ele que, de um ponto de vista subjetivo, pode ser muito atraente pressupor que todas as situações de percepção consistem de componentes independentes, muito pequenos. Pois, com base nessa suposição, obtemos um quadro extremamente claro daquilo que se situa por trás dos fatos observados.
Wertheimer começou a raciocinar desse modo, na ocasião em que fazia experimentos não com situações de percepção estacionárias, mas com objetos visuais em movimento, quando os estímulos correspondentes ficavam estáticos. Conclui-se que tais "movimentos

Relacionados