A_CONCEPÇÃO_DE_QUESTÃO_SOCIOAM

6757 palavras 28 páginas
A CONCEPÇÃO DE QUESTÃO
SOCIOAMBIENTAL E O SERVIÇO SOCIAL
THE CONCEPT OF SOCIOENVIRONMENTAL
ISSUE AND THE SOCIAL WORK

Letícia Soares Nunes1
Amanda Gomes de Medeiros Silva2
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo problematizar a concepção de questão socioambiental de assistentes sociais que atuam diante dessa temática emergente, com base num recorte da pesquisa documental e empírica realizada em 2012, em que foram entrevistados seis assistentes sociais da região da Grande Florianópolis/SC. Afirma-se a importância de se compreender a concepção de questão socioambiental dos assistentes sociais, pois, a depender da concepção, sua prática pode tender a uma ação conservadora ou transformadora. Ou seja, postula-se a necessidade de articulação entre teoria e prática, em que aqueles que desenvolvem as ações no âmbito da questão socioambiental, a partir do conhecimento crítico e da compreensão da realidade concreta, precisam construir alternativas viáveis e compatíveis com a opção teórica adotada, refletindo acerca de sua prática e do que a fundamenta.
Palavras-chave: Serviço Social. Exercício profissional. Questão socioambiental. Teoria e prática.

1 Assistente Social, Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC) e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). E-mail: leticia_snunes@hotmail.com. 2 Assistente Social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Servidora na Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), vinculada ao Conselho
Tutelar da Região Insular. E-mail: amanda.gomesms@gmail.com.
Brasília (DF), ano 13, n. 26, p. 97-116, jul./dez. 2013.

97

Nunes, L. S.; Silva, A. G. de M. A CONCEPÇÃO DE QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL E O SERVIÇO SOCIAL

ABSTRACT
This article aims to discuss the concept of socioenvironmental issue of social workers who act in the light of

Relacionados