Açucar guarani

Páginas: 9 (2232 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Açúcar Guarani S.A.

Gabriel Lima – 1212517
Yves Alves – 1212476

→ Análise Econômica / Financeira da Empresa Açúcar Guarani S.A.
→ Demonstrações Financeiras referentes aos Exercícios Findos em 31 de Março de 2010 e 2009

→ Perfil da Empresa

* Nome : Açúcar Guarani S.A.
* Tipo: Empresa de Capital Aberto
* Fundação : 1976
* Principal Executivo : Jacyr da Silva CostaFilho
* Setor : Industrial e Energia
* Produtos : Açúcar, Etanol e Energia
* Marca : Guarani
* Valor das Vendas : R$ 839.747 (2009) e R$ 1.014.611 (2010)
* Colocação no Ranking : 434º (2009) e 411º (2010)
* Recursos Humanos : Em 31 de março de 2010, a Companhia e suas controladas e coligadas possuíam, nas unidades brasileiras, um total de 11.863 colaboradores,registrando acréscimo de 3,8% em comparação a 31 de março de 2009. Do total, 4.120 eram safristas contratados para o período de produção.
* Número de Empregados : 6.295 (2009) e 6.175 (2010)

A Guarani possui como atividade principal a transformação da cana-de-açúcar em açúcar, etanol e energia elétrica, realizada por meio de oito unidades industriais: Cruz Alta, Severínia, São José,Andrade, Tanabi, Vertente (participação de 50%) e Mandu, no Brasil e a unidade Sena, em Moçambique, na África.
A Guarani tem capacidade para processar 20 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzir 1,9 milhão de toneladas de açúcar, 860 000 m³ de etanol e 400 GW/h de energia (para comercialização).
Tem como acionista duas empresas líderes em suas áreas de atuação, a Tereos Internacional ea Petrobras Biocombustível. A Tereos Internacional, por sua vez, é controlada pelo grupo francês Tereos, um dos principais players do agronegócio mundial.
Atua de forma sustentável nas áreas econômica, social e ambiental. Está diretamente envolvida com a comunidade circunvizinha às suas unidades industriais, através da realização de ações e projetos como foco nas áreas educacional, cultural emeio ambiente. Todos os açúcares e álcoois da Guarani são produtos certificados pelo Kosher e Halal.

→ História

Na década de 60, quando o Brasil, aos poucos, começava a mesclar a base de sua economia entre agricultura e indústria, na região noroeste do estado de São Paulo, em Severínia, um empreendimento relativamente modesto tinha início. Tratava-se de uma indústria que se propunha aprocessar cana-de-açúcar para transformá-la em álcool, aguardente e produtos correlatos. Com crescimento constante, a indústria modernizava-se e, dia-a-dia, agregava novas técnicas, ao mesmo tempo em que se preparava para avanços muito significativos nos tempos vindouros.
Um acontecimento decisivo para o ciclo de robusto crescimento que a Guarani viria a protagonizar nos anos 80, 90 até os diaspresentes, foi a aquisição da Unidade Industrial Severínia, em 1976, pelo Grupo Gafisa. Naquela época, a unidade produzia etanol e açúcar cristal. O impulso proporcionado pela nova administração logo materializou-se por meio de um novo empreendimento: a construção de uma nova unidade industrial, em 1987, na área rural do município de Olímpia, mais precisamente na Fazenda Cruz Alta, cujo nome foi adotadopara identificar a unidade. Esta planta foi a pioneira, no Brasil, na substituição da moenda pelo difusor de cana-de-açúcar.
Com administração profissional, a Guarani ganhou reconhecimento internacional e, em julho de 2001, passou a fazer parte do Grupo Tereos.
A Guarani é, hoje, uma das empresas líderes do setor sucroenergético do País. Desde sua aquisição pela Tereos, a Companhia foca as suasoperações na modernização e no crescimento de suas instalações. Alguns fatos importantes são:
* em 2003, foi iniciada a ampliação da unidade industrial Cruz Alta, que duplicou sua capacidade de processamento de cana-de-açúcar
* em 2004, foi inaugurada a destilaria de etanol da unidade industrial Cruz Alta
* em 2005, iniciou-se a modernização da unidade industrial Severínia
* em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o guarani
  • O Guarani
  • O Guarani
  • O Guarani
  • guarani
  • o guarani
  • O Guarani
  • O guarani

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!