Aços e suas ligas

Páginas: 14 (3289 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
O aço pode ser classificado da seguinte maneira:
* Quantidade de carbono
* Composição química
* Quanto à constituição microestrutural
* Quanto à sua aplicação
A classificação mais comum é de acordo com a composição química, dentre os sistemas de classificação química o SAE é o mais utilizado, e adota a notação ABXX, em que AB se refere a elementos de liga adicionadosintencionalmente, e XX ao percentual em peso de carbono multiplicado por cem.
Além dos componentes principais indicados, o aço incorpora outros elementos quimicos, alguns prejudiciais, provenientes das sucatas, do mineral, ou do combustivel empregue no processo de fabricação, como o enxofre e o fosforo. Outros são adicionados intencionalmente para melhorar algumas características do aço para aumentar asua resistencia ductibilidade e dureza ou outra, ou para facilitar algum processo de fabrico, como usinabilidade, é o caso de elementos de liga como o niquel, o cromo, o molibdênio e outros.O aço inoxidável é um aço de alta-liga com teores de cromo e de niquel em altas doses (que ultrapassam 20%.) os aços inoxidáveis podem ser divididos em três categorias principais : aços inoxidáveisausteníticos, os quais contém elevados teores de cromo e níquel, os aços inoxidáveis martensíticos, que contém elevado teor de cromo, com baixo teor de níquel e teor de carbono suficiente para se alcançar durezas médias ou altas no tratamento térmico de têmpera, e os aços inoxidáveis ferríticos, que contém elevado teor de cromo e baixos teores de níquel e carbono. Este último e o tipo austenítico não podem sertemperados.
O aço é actualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o aluminio no transporte por sua maior leveza e na construção por sua maiorresistência a corrosão o cimento (mesmo combinado com o aço) pela sua maior resistência ao fogo e a ceramica em aplicações que necessitem de elevadas temperaturas.
Ainda assim, actualmente emprega-se o aço devido a sua nítida superioridade frente às demais ligas considerando-se o seu preço. Já que:
* Existem numerosas jazidas de minerais de ferro suficientemente ricas, puras e fáceis de explorar, alémda possibilidade de reciclar a sucata.
* Os procedimentos de fabricação são relativamente simples e económicos, e são chamados de aciarias. Os aços podem ser fabricados por processo de aciaria electrica, onde se utiliza eléctrodos e processo de aciaria LD, onde se utiliza sopro de oxigénio no metal líquido por meio de uma lança.
* Apresentam uma interessante combinação de propriedadesmecânicas que podem ser modificados dentro de uma ampla faixa variando-se os componentes da liga e as suas quantidades, mediante a aplicação de tratamentos.
* A sua plasticidade permite obter peças de formas geométricas complexas com relativa facilidade.
* A experiência acumulada na sua utilização permite realizar previsões de seu comportamento, reduzindo custos de projetos e prazos de colocaçãono mercado.
Tal é a importância industrial deste material que a sua metalurgica recebe a denominação especial de siderurgica, e a sua influência no desenvolvimento humano foi tão importante que uma parte da história da humanidade foi denominada Idade do ferro, que se iniciou em 3500 a.C., e que, de certa forma, ainda perdura.
Normas de aplicação
* NBR 5889- Aço fundido e ferro fundido – Coleta de amostras – Método de ensaio
* NBR 6152 – Matérias metálicos – Determinação das propriedades mecânicas a tração – Método de ensaio
* NBR 6157 – Matérias metálicas – Determinação de resistência ao impacto em corpo-de-prova entalhados simplesmente apoiados – Método de ensaio
* NBR 6215 – Produtos siderúrgicos – Terminologia
* NBR 6444 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aços liga
  • Aços Ligas
  • Ligas de aço
  • Aço e suas ligas
  • Aço e suas ligas
  • Senai-aço carbono e suas ligas
  • Aços baixa liga
  • o papel dos aços e as ligas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!