Aço twip

Páginas: 2 (312 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Aço inteligente dará maior segurança aos automóveis
Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/10/2007
O ideal seria que acidentes de trânsito não acontecessem. Pelo menos não em números tãocatastróficos como no Brasil. Mas, como são inevitáveis, a indústria está sempre trabalhando para aumentar a segurança dospassageiros.
Freios ABS e air-bags são elementos de segurança de eficiênciacomprovada e têm salvo milhares de vida todos os anos. Mas, se o acidente é grave demais, a estrutura inteira do veículo deve funcionar como uma proteção.
Aço nos automóveis
É por isso que, além dodesign das diversas peças e da colocação precisamente estudada dos componentes mais pesados, os engenheiros estão trabalhando nos próprios materiais com que os carros são feitos, principalmente o aço.Quando acontece uma colisão, os componentes feitos de aço devem combinar duas características diferentes: eles devem ser elásticos, com uma flexibilidade capaz de absorver a maior parte da energiado impacto e, ao mesmo tempo, terem uma estabilidade de formato suficiente para proteger os passageiros.
Aço inteligente
Agora, engenheiros do Instituto Max Planck e do Instituto do Aço daAlemanha,desenvolveram um novo tipo de aço que junta essas duas características com perfeição. Batizado de TWIP (Twinning Induced PLasticity  - plasticidade induzida por macla), o novo aço se deforma atédeterminado ponto, mantendo uma espécie de "reserva" de firmeza para manutenção do formato original.
Cada parte do aço se deforma até um certo ponto, passando então a apresentar firmeza e passandoa energia restante do impacto para as partes ao seu redor, que então começam a se deformar. Com isto, a energia se distribui por toda a superfície, absorvendo o momento de forma mais eficiente eprotegendo os passageiros.
Os pesquisadores afirmaram que pára-choques e portas deverão ser as primeiras partes dos carros a se beneficiarem do novo aço, justamente as mais vulneráveis no caso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aços
  • Aços
  • Aços
  • Aços
  • aços
  • Aços
  • Aços
  • Aços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!