AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Páginas: 7 (1638 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015











Curso de Engenharia Civil







Aço na Construção Civil





Recife, 2014












Curso de Engenharia Civil




Aço na Construção Civil














Recife, 2014




Sumário



Sumário 3
1. Introdução 4
2. Aço na Construção Civil 5
2.1 Principais tipos de estrutura metálica. 8
Chapas finas a quente 8
Chapas finas a frio 8
2.2 Principais Vantagens no uso do Aço. 9
2.2.1Liberdade no projeto de arquitetura 9
2.2.2 Maior área útil 9
2.2.3 Flexibilidade 9
2.2.4 Compatibilidade com outros materiais 9
2.2.5 Menor prazo de execução 9
2.2.6 Racionalização de materiais e mão-de-obra 10
2.2.7 Alívio de carga nas fundações 10
2.2.8 Garantia de qualidade 10
2.2.9 Antecipação do ganho 10
2.2.10 Organização do canteiro de obras 10
2.2.11 Reciclabilidade 10
2.2.12 Preservaçãodo meio ambiente 10
2.2.13 Precisão construtiva 11
3. Aço Estrutural 11
11
4. Referências 12


1. Introdução


Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil, na construção da ponte Ironbridge sobre o Rio Severn na Inglaterra até os dias atuais o aço vem possibilitando soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade na construção civil. Noentanto, a verdadeira revolução do uso do aço nesse meio ocorreu no  final do século XIX com o surgimento do concreto armado que utiliza as vantagens do concreto, que são sua alta resistência às tensões de compressão, com as vantagens do aço que são sua alta resistência às trações.
O aço para construção civil pode ser disponibilizado de diversas maneiras pelas indústrias siderúrgicas. Entre as formasmais comuns estão as chapas finas, as chapas grossas, os perfis laminados, os tubos, cabos e as barras (vergalhões) de aço. Essas formas podem ser combinadas das mais diversas maneiras, formando estruturas metálicas.
O Brasil é o maior produtor mundial de minério de ferro, mas apenas o oitavo maior produtor de aço. E essa diferença se deve ao pequeno uso do aço no dia-a-dia do brasileiro, quandocomparado com a sua utilização nos Estados Unidos e nos países da Europa. Reverter essa diferença, mesmo com atraso de alguns anos, é um caminho que começamos a trilhar não faz muito tempo.










2. Aço na Construção Civil
A busca de experiências de construções metálicas em países desenvolvidos tem demonstrado um mercado promissor e com potencial de crescimento espantoso. As características dehomogeneidade, tenacidade e resistência do aço o inserem como material de construção, buscando resolver a questão mais básica da engenharia: executar o melhor projeto pelo menor custo. Nesse contexto, o aço encontra lugar em várias situações dentro da obra, seja na estrutura metálica, nas janelas, nas portas, no piso, na cobertura ou nas próprias paredes. As estruturas metálicas podem serutilizadas em grandes, médias e pequenas construções. A saber: pontes, viadutos, shopping centers, edifícios, pequenos edifícios, silos, galpões, passarelas, aviários, casas, telhados, quiosques, escadas e postos de gasolina, além de acessórios de construção defensas de estradas, postes, portas e janelas.
As armações estão presentes em todas as peças de concreto armado. As principais peças são as estacasde fundação, blocos de fundação, sapatas, cintas, pisos armados, pilares, vigas e lajes.
 Os aços são vendidos comercialmente na forma de barras retas de 12m de comprimento ou em telas soldadas.
Lembrando que o ferro comercial não é puro, questão de custo, desta forma, ele possui no máximo 0,08% de Carbono em sua composição; enquanto o Aço possui até 2% de carbono e acima disso é consideradoferro fundido.
Por esse motivo, para a fabricação de aço mais resistente, deve ser feiro com o teor correto de carbono até 2%.
Para a produção do aço é utilizado o minério de ferro (hematita), que não é ferro puro. Mistura-se o minério de Ferro (Fe) com a Cal (CaO) e carvão aquecido a uma temperatura de 1200°C onde é retirado todo oxigênio para que torne-se ferro puro (Ferro Gusa). Posteriormente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aço na Construção Civil
  • O Aço na Construção Civil
  • Vantagens do aço na construção civil
  • O uso do aço na construção civil
  • construção civil em aço
  • Aço na Construção Civil
  • Aço na construção Civil
  • aço na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!