Aço na construção civil

Páginas: 15 (3676 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Definição de Aço
Basicamente, o aço é uma liga de ferro e carbono. O ferro é encontrado em toda crosta terrestre, fortemente associado ao oxigênio e à sílica. O minério de ferro é um óxido de ferro, misturado com areia fina. O carbono é também relativamente abundante na natureza e pode ser encontrado sob diversas formas. Nas siderúrgicas é produzido por diferentes processos, na maioria dasvezes pelo refino do gusa ( obtido em altos fornos pela transformação do minério de ferro ), pela refusão da sucata e em menor quantidade, por redução direta do minério.
Comercialmente todo aço produzido pode ser dividido em 2 grupos:
Aços Não Ligados: que são aqueles que não possuem nenhum elementos de liga (p.ex. Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), etc ), isto é, em sua composição químicaconstam predominantemente Ferro (Fe), além de Manganês (Mn), Silício (Si), Fósforo (P) e Enxofre (S) e principalmente o Carbono (C), que conforme o seu teor percentual irá aumentar ou diminuir a resistência do aço;
Aços Ligados: os acréscimos de elementos de liga específicos ( Cromo (Cr), Níquel (Ni), Molibdênio (Mo), Tungstênio (W), Vanádio (V), etc ), conferem ao aço, conforme a sua aplicação,diversas propriedades sejam elas de resistência, elasticidade, temperabilidade, resistência a corrosão, tenacidade, etc.
Portanto, a estrutura e as propriedades dos aços dependem do teor de Carbono ou da presença ou não de elementos de liga ( aços ligados ).
Os tratamentos térmicos ( têmpera, revenimento, recozimento, normalização, etc ) alteram ainda mais as propriedades mecânicas e a estruturados aços, adequando-os especificamente a diferentes aplicações.
História do Aço
O aço é muito importante na vida moderna. Automóveis, aviões, navios, linhas de transmissão de energia elétrica, tubulações de água, redes integradas de telefonia, etc., são feitos de aço. Nas casas o aço está presente em larga escala, dos talheres às panelas, passando pelos vergalhões que garantem a estabilidade dasconstruções. Ainda, além da presença direta nos bens duráveis, o aço é vital na construção das máquinas e equipamentos que tornam possível à humanidade, gozar dos benefícios e facilidades conferidos pelos bens de consumo modernos.
Desta maneira, fica inconcebível qualquer tentativa de imaginar o mundo moderno sem a presença de um grama de aço. Mais, pode-se dizer que o poderio econômico de umanação está direta e intimamente ligado com o consumo per capita de aço.
As Primeiras Aplicações
A primeira vez que o homem fez contato com elemento ferro, foi sob a forma de meteoritos, daí a etimologia da palavra siderurgia, cujo radical latino sider significa estrela ou astro
O ferro, encontrado em meteoritos, contém normalmente 5 – 26% níquel, enquanto que o ferro produzido artesanalmentecontinha apenas traços deste elemento, logo, sempre foi muito fácil diferenciar os artefatos feitos a base de ferro oriundo de meteoritos. Os mais antigos artefatos de ferro que se tem notícia são dois objetos encontrados no Egito, um na Grande Pirâmide de Gizé, construída aproximadamente em 2900 A.C., e outro na tumba de Abidos, construída aproximadamente em 2600 A.C.
Muitos anostranscorreram até que o ferro vindo das estrelas fosse também o ferro vindo da terra. Evidências arqueológicas indicam que, o know-how do beneficiamento de minério de cobre ajudou acidentalmente no desenvolvimento das técnicas antigas de redução de minério de ferro. Acredita-se que algumas 17fogueiras construídas a base de pedras de minério de ferro, promoviam o contato de partículas suficientemente quentesde carbono com partículas de óxido de ferro, dando início ao processo de redução, resultando em uma massa escura, não fundida, mas em contra-partida permitindo a sua deformação plástica através de técnicas de forjamento, produzindo utensílios de diferenciadas propriedades mecânicas. O registro mais antigo de um processo de redução de minério de ferro foi encontrado na parede de uma tumba...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aço na Construção Civil
  • O Aço na Construção Civil
  • Vantagens do aço na construção civil
  • O uso do aço na construção civil
  • construção civil em aço
  • Aço na Construção Civil
  • Aço na construção Civil
  • aço na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!