Açao

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
FAPA - FACULDADE PORTO-ALEGRENSE

NATHALIA COELHO CAGGIANO


FICHAMENTO
“O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes da rede regular.”

Disciplina: Prática Educativa na EducaçãoInclusiva

Professora: Susana Zaslavsky

PORTO ALEGRE, AGOSTO DE 2012
1. O texto trata sobre as práticas inclusivas, as leis sobre estas e como as escolas estão e devem estar preparadas parareceber os alunos com deficiência. Seu objetivo principal é mostrar para os educadores as leis e os conceitos atuais sobre as diretrizes da inclusão, mundialmente falando.

2. Quanto aosaspectos jurídicos, o primeiro ponto que aparece é a questão da primeira negação das escolas, com a argumentação de que não está preparada para receber o aluno de inclusão. Porém, a Constituição afirma queTODOS têm o mesmo direito a educação.
Mostra que, preferencialmente, as escolas devem dispor de recursos para o atendimento às pessoas com deficiência e que esse aluno deve ser atendido na rederegular de ensino, ou seja, não em uma escola especial.
A educação especializada deve ser utilizada como um complemento à escola regular, nunca a substituindo.
O artigo 58 e seguintes da LDBEN, fazcom que as pessoas tenham uma leitura equivocada, quando se fala em “atendimento educacional especializado”.
A Constituição não admite o oferecimento de Ensino Fundamental em local que não sejaescola.
Na antiga Constituição as pessoas com deficiência tinham direito à escola especial, mas agora, devem estudar em escola regular.
Pois o atendimento especializado, não substitui a diversidade comque convivem essas pessoas em uma escola regular.
Em 2001 surgiu uma nova legislação, a Convenção de Guatemala. O Brasil é signatário desse documento, que exige uma reinterpretação da LDBEN. Essalei está acima da Constituição e da LDBEN.
O direito ao acesso à educação deve acontecer em todos os níveis, porém, somente no Ensino Fundamental é obrigatório. Na LDBEN, a Educação Especial é vista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação
  • Ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação
  • ação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!