AÇÚCARES REDUTORES

Páginas: 3 (690 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015

Centro Universitário do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP/DeVry

Curso de Enfermagem








AÇÚCARES REDUTORES



ALUNA IZABELA LIMA
TURMA: 1502 TD2
PROFESSOR JOSÉ EDINALDO






CARUARU 2015
AÇÚCARESREDUTORES

Para entender como funciona o processo dos açúcares redutores observa-se com mais atenção as moléculas em uma pequena introdução aos carboidratos, vemos que alguns carboidratos possuem umgrupamento–OH (hidroxila) livre no carbono 1 de suas moléculas, em quanto outros não.
Glicose.
Sacarose
Lactose

Observa-se que os açúcares que apresentam a hidroxila livre no C-1 são bons agentesredutores. Por esse motivo a extremidade que contém o -OH passa a ser chamada extremidade redutora e o açúcar, de AÇÚCAR REDUTOR. A capacidade que esses compostos apresentam de reduzir íons metálicosem soluções alcalinas é um bom método de identificação desses compostos.
          A reação abaixo esquematiza o princípio da prova de Benedict, baseada na redução de íons Cu2+ a Cu+, com formação deum precipitado vermelho ou amarelo:

OBS: a reação é feita em meio básico porque, nessa condição, a porcentagem de enedióis é maior.

          Nessa reação, o aparecimento de um precipitado decoloração vermelho-tijolo indica que os íons Cu2+ do reagente de Benedict foram reduzidos a Cu+, indicando a presença de um açúcar redutor.


Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores porpossuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. Os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrerem hidróliseda ligação glicosídica são denominados de açúcares não redutores.
A análise desses açúcares é uma atividade rotineira nos laboratórios das indústrias alimentícias, nas quais pode-se observar umacerta carência, no que se refere a técnicas padronizadas para análises.
Diversos reativos são utilizados para demonstrar a presença de grupos redutores, em açúcares. De fato, os monossacarídeos podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Açúcar redutor
  • Açucares redutores
  • açucares redutores
  • Açucares redutores
  • Açúcar redutor
  • Açúcares Redutores
  • Açúcares Redutores
  • açucares redutores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!