Açúcar na economia brasileira colonial

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 7 de junho de 2013
1- Qual a importância do açúcar na economia brasileira colonial?

O açúcar foi o produto colonial brasileiro mais importante, a produção açucareira acabou superando em importância a atividade extrativa do pau-brasil, voltando-se exclusivamente para a exportação e, por gerar elevados lucros, comandava a economia colonial.As principais produtoras de açúcar eram as capitanias da Bahia e dePernambuco, mas também era produzido nas capitanias do Rio de Janeiro e de São Vicente.

2- O Plantio da cana de açúcar, e o desenvolvimento da mão de obra escrava africana influenciaram a economia brasileira. Apresente em forma de texto a argumentação para esta afirmação.

Quase tudo no engenho era feito pelo trabalho escravo, por isso dizia-se que os escravos eram as mãos e pés do senhor deengenho. Os escravos eram alojados em uma pequena, suja, baixa e quente senzala com poucas janelas. A senzala era uma construção coletiva e rústica. As camas eram feitas de varas, o chão era de terra batida, os utensílios da cozinha eram feitos de estanho, a roupa feita de algodão grosso. Não havia privacidade para as famílias. Na mesma senzala viviam escravos vindos de regiões diversificadas da África,com costumes, tradições, religiões diferentes.

Na etapa inicial da empresa açucareira, o colonizador utilizou-se do trabalho escravo do indígena, considerando que havia encontrado solução relativamente barata e suficiente para atender a necessidade de mão-de-obra. Entretanto, a partir do início do século XVII, ocorreu uma grande redução da população indígena em consequência das guerras doscolonos contra os índios e das sucessivas epidemias que os vitimavam. Isso, aliado a outros fatores, fez o colono português encontrar uma alternativa que suprisse a necessidade: escravizar os negros africanos. Na verdade, Portugal já escravizara os africanos nas suas ilhas coloniais do Atlântico. No entanto, o principal fator que motivou a escravização dos africanos, segundo Fernando Novais, foi oslucros gerados pelo tráfico negreiro.

Os ganhos com o comércio dos indígenas capturados ficavam dentro da colônia, com os que se dedicavam a esse tipo de atividade. Já os lucros com o tráfico negreiro iam para a metrópole, ou seja, para os negociantes envolvidos nesse comércio e para a Coroa, que recebia os impostos. Por isso, a escravização dos africanos foi incentivada, enquanto a dosindígenas foi desestimulada e até mesmo proibida em certos lugares e períodos.

Os escravos foram o elemento crucial na manufatura do açúcar. Suas condições de vida e trabalho são fundamentais para explicar a natureza da sociedade que se originou da economia açucareira. No século XVII, muitos senhores de engenho aparentemente aceitavam a teoria da administração da escravaria mencionada por Antonil,segundo a qual os cativos necessitavam de três P, a saber: pau, pão e pano.



3- Monte um organograma explicando como era a sociedade açucareira em termos de estamento social.

A desigualdade social do Brasil nasceu no Nordeste açucareiro. Os senhores de engenho eram ricos e poderosos, mas eles não eram os únicos. Os grandes comerciantes que importavam e exportavam mercadorias e traziamescravos da África para serem vendidos no Brasil também acumulavam fortunas. Abaixo da elite, vinha uma multidão de homens livres pobres: pequenos proprietários de terra, artesãos, pequenos comerciantes. Na última camada social estavam os escravos, que em algumas regiões eles eram mais da metade da população.

4- Porque da utilização do termo “holocausto negro” ?
Mesmo considerando a diversidade dascifras, entre os estudiosos, sobre o tráfico de escravos capturados na África, alguns números finais certamente estão bem próximos do que já se chamou de "holocausto negro". Os escravos chegavam ao Brasil amontoados nos porões de navios negreiros chamados tumbeiros, sujeitos a condições tão insalubres pela superlotação e a longa duração da viagem, que a média de mortalidade era estimada em 20%....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Colonial / Economia do Açúcar
  • Economia Colonial Brasileira
  • A economia colonial brasileira
  • Resumo da economia colonial brasileira
  • Economia colonial brasileira
  • Economia e Formação Brasileira no período colonial
  • Economia brasileira conteporânea
  • A Economia Colonial Brasileira nos sécs XVI – XVII

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!