Açúcar invertido

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
INTRODUÇÃO

O açúcar invertido pode ser produzido através de três métodos: meio ácido a quente, resina de troca catiônica fortemente ácida ou através de enzima invertase. A técnica mais utilizada é através da adição de ácido em uma solução de sacarose. Quando a inversão é realizada diretamente no alimento, como por exemplo, na produção de centros macios em balas, utiliza-se o método enzimático.O açúcar invertido recebe esse nome, pois ocorre a inversão do poder óptico da solução com a adição do ácido. O ácido proporciona a quebra da ligação glicosídica da sacarose com a formação de glicose e frutose. Enquanto a sacarose em solução tem rotação específica positiva, a glicose e a frutose juntas apresentam rotação específica negativa.
A hidrólise ácida é o método mais antigo e maiseconômico para produzir o açúcar invertido a partir da sacarose, o ácido age como um catalisador da reação. No Brasil, a quase totalidade do açúcar invertido é produzido por este processo, de forma descontínua. Os principais fatores que controlam a inversão são: a concentração dos reagentes, a concentração de ácido, a temperatura e o tempo de reação. A velocidade de inversão aumenta com a elevação datemperatura e redução do pH, que podem gerar um produto altamente colorido. Os ácidos têm eficiência diferente na taxa de inversão, portanto a escolha correta é o aspecto importante.



OBJETIVO

Obter açúcar invertido a partir de sacarose adicionando ácido cítrico e ácido clorídrico.




MATERIAIS E MÉTODOS


Termômetro;
Água destilada;
Manta de aquecimento;
Papel indicador de pH;
Béquer 10ml, 250ml,400ml e 600ml;
Balança;
Bagueta;
Proveta;
Pipetas;
Bico de búsen;
Bastão de vidro;
Sacarose;
Ácido cítrico;
Ácido clorídrico;
Bicarbonato de sódio;
Solução de Fehling (ácido Férrico).

1- O experimento iniciou-se adicionando 150g de sacarose no béquer de 600ml, logo após foi adicionando 90ml de água destilada. Com bastão de vidro a solução foi homogeneizada e levada ao fogo.
2- Após o aquecimentofoi separado 3ml da solução.
3- A solução foi separada 85ml em dois béquer.
Amostra A: foi adicionada 5g de ácido cítrico.
Amostra B: foi adicionada 1ml de ácido clorídrico.
4- Ambos foram agitados fortemente e levados ao fogo à 50ºC por 30 minutos. As amostras obtiveram a pigmentação transparente.
5- As amostras após o aquecimento foram neutralizadas com bicarbonato de sódio, até atingirem o pH7,0.
6- As três amostras obtiveram pigmentação branca e ficaram viscosas.
7- Foi pesado no 1g da amostra que não fora adicionado nenhum ácido, após foi pesado no 1g das amostras que havia ácidos. No béquer de 250ml onde encontravam-se as amostras pesadas foram adicionados 200ml de água destilada.
8- Nos béquer com as soluções pesadas foram adicionados 5ml da solução de Fehling (ácido férrico).Figura 1 - Primeiro béquer é da solução onde não foi adicionado água destilada, o do meio foi adicionado ácido cítrico e por último foi adicionado ácido clorídrico.

9- Em três béquer de 250ml foram pesados 50g de sacarose e em cada um foram adicionados 30ml das soluções de açúcar obtidos na etapa anterior:
Amostra A- xarope simples com água destilada;
Amostra B- xarope simples com ácidoclorídrico;
Amostra C- xarope simples com ácido cítrico;
10- As três amostras foram aquecidas e mexidas com bastão de vidro até todas ficarem com coloração caramelo. Logo após de atingirem a cor, não foram mexidas mais e foi adicionado o termômetro e observado até atingirem 112
ºC.

11 - Quando as soluções atingirem 112ºC, elas foram tiradas do aquecimento, logo após 3 cristais de sacarose foramadicionados ao béquer com as soluções. Os béqueres foram tampados com papel de PVC e deixados em repouso.




Figura 2 – Da esq. Para dir.: béquer com água destilada, com ácido clorídrico e com ácido cítrico.









RESULTADOS



Figura 3 – da esq. Para dir.: béqueres com HCl, ácido cítrico e sem água destilada.

No primeiro béquer com ácido clorídrico pode-se observar que obteve uma cor marrom...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • açucar invertido
  • Açúcar invertido
  • Descritivo Como Fazer Priming Com Acucar Invertido
  • Pêndulo Invertido
  • pendulo invertido
  • VALORES INVERTIDOS
  • O açúcar
  • Açúcares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!