AÇÕES SUSTENTÁVEIS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA SPA

Páginas: 17 (4204 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014








PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – GERENCIAIS


mba EM GESTÃO SUSTENTÁVEL


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)








AÇÕES SUSTENTÁVEIS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA SPA






Sonia Regina Albaneja dos Santos
MBA em gestão Sustentável













São Paulo
Março de 2012

RESUMO

Este trabalho apresenta uma pesquisa investigativasobre ações sustentáveis de gestão de resíduos sólidos, que seriam mais indicadas para um SPA urbano, uma vez que é um segmento que cresce vigorosamente em todo mundo e cuja demanda de serviços acena com excelentes oportunidades de negócios para indústria de cosméticos e prestadores de serviços. Embora seja um setor que procura se inserir dentro dos conceitos de sustentabilidade, também geram umagrande quantidade e volume de resíduos sólidos, por conta dos produtos utilizados nos tratamentos, como cremes, géis, óleos, além de grandes quantidades de embalagens para armazenamento destes produtos. Este estudo buscou encontrar uma maneira de diminuir a quantidade de lixo aplicando medidas para amenizar e reduzir o consumo, reutilizando ou reciclando produtos, indicando assim, aimportância da inclusão de ações sustentáveis para obter resultados satisfatórios ao meio ambiente, ao ser humano e aos Spas, através de medidas simples e preventivas.
Palavras-chave: Spa, Sustentabilidade, resíduos sólidos.

















INTRODUÇÃO

O Brasil deve ocupar o posto de 2º maior consumidor de produtos e serviços de beleza do mundo em 2012, e até 2015 o maior mercadomundial, conforme dados apontados pela ABIHPEC, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmetologia.
Por enquanto, o País mantém terceiro lugar no ranking global, crescendo 18,9% em 2011, contra 8,9% de expansão do Japão (segundo lugar no ranking) e 3,8% de aumento dos EUA (primeiro lugar do ranking) (ABIHPEC, 2012).
Além do mercado de cosméticos o mercado de SPASvem igualmente crescendo. A preocupação com a vaidade e com a saúde evoluiu com o passar dos anos, houve o surgimento de estudos e avanços tecnológicos, e assim, o conceito SPA, também mudou acompanhando tendências e necessidades típicas da vida moderna (SAPORITO, 2006).
Os SPAS deixaram de ser uma opção apenas para quem quer fugir dos centros urbanos e descansar por alguns dias. Agora, eles estãoinstalados nas grandes cidades com um novo conceito, conhecido como DAY SPA, desta forma espaços que favoreçam essa questão do bem estar, da comodidade, de bons produtos, de qualidade de serviço, favorecem as oportunidades de abertura de negócios. (GLOBO, 2011)
A crescente demanda pelos serviços dos SPAs no Brasil vem abrindo uma série de oportunidades a empresários que montam SPAsbuscando atender este nicho de mercado, o que tem ocorrido principalmente nas grandes cidades através dos Day SPAs e SPAs Hotel. Em função disso, por vezes ocorre um desvio dos padrões ideais de estruturação da operação do SPA, haja vista a inexistência de regulamentação e exigência de uma gestão profissionalizada deste mercado. (ABC, 2009).
Junto com o desenvolvimento das grandes regiões urbanas,chegam também as desastrosas conseqüências para o meio ambiente e a saúde global, que desperta uma maior conscientização social, política e econômica por parte de muitos empresários, estudiosos e agências governamentais. E é neste contexto que tem se tornado cada vez mais forte o movimento consciente da gestão de spas mundial em prol de um ambiente mais natural, saudável, orgânico e sustentável.(ABC, 2009)
Nesta perspectiva, observa-se maior impacto por conta do lixo sólido, uma vez que nos SPAs a quantidade de embalagens para armazenamento de produtos estéticos, como
cremes e géis é muito grande. Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo é aplicando medidas para amenizar e reduzir, o consumo, reutilizando ou reciclando produtos.
Desta forma, este estudo pretende...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos
  • Gestão de Resíduos Sólidos em Gastronomia
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • gestão de resíduos sólidos de salvador
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • gestão de residuos solidos
  • Gestão de residuos solidos
  • Gestao residuos solidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!