Ações pedagógicas para inclusão do aluno com defiência mental

Páginas: 12 (2841 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO DO ALUNO
COM DEFICIÊNCIA MENTAL

Autora: Rita Charitas Oliveira Almeida


1. INTRODUÇÃO

O interesse pela saúde mental da criança tem aumentado nos últimos anos de maneira expressiva. Essa preocupação vem do fato de que estudos recentes têm encontrado uma significativa prevalência de problema mental na infância. Estudos demonstramque várias culturas têm apontado para proporções igualmente elevadas de crianças na idade pré-escolar e escolar sofrendo de problemas emocionais.
O início desses distúrbios provém, na maioria das vezes, de falhas no desenvolvimento dessa criança e possuem multicausalidades. Essas várias causas podem ser de ordem cognitiva, emocional, afetiva, negligência, abuso físico ou psicológico, maus-tratos,falta ou inadequação de estímulo.
Os agravantes ficam por conta das diferentes oportunidades que as crianças têm no seu desenvolvimento, dadas por seus atributos pessoais (físico e mental) e pelo meio social em que vivem. Ameaças diretas ao desenvolvimento gerado por problemas genéticos e biológicos adquiridos podem ocorrer, embora exista também a influência da ausência de oportunidadesesperadas. Em síntese, as formas pelas quais se manifesta o risco de dificuldades quanto ao desenvolvimento infantil podem estar relacionadas ao substrato biológico, à continuidade direta ou indireta de entraves ambientais e a processos cognitivos. Entretanto, os fatores mais fortemente associados com a saúde mental da criança são o ambiente social e psicológico, influenciando mais do que ascaracterísticas intrínsecas do indivíduo.
Segundo Santana (2007), o complexo conhecido como deficiência mental aponta para problemas que se situam no cérebro e causam baixa produção de conhecimento, provocando no indivíduo uma dificuldade de aprendizagem e um baixo nível intelectual. Porém, com exceção do espectro cognitivo, esta deficiência não atinge outras funções cerebrais.
Entretanto, no contextoescolar, o aluno com deficiência mental é compulsoriamente favorecido pelo estigma gerado pela desinformação e pelo preconceito e cria um círculo vicioso de discriminação e exclusão social, que perpetuam a desinformação e o preconceito. Nesse ambiente, o uso de rótulos negativos “marca” e desqualifica uma pessoa. Esta marca é o que se chama de estigma. As pessoas estigmatizadas passam a ser reconhecidaspelos aspectos “negativos” associados a esta marca, ou rótulo (GOFFMAN, 1988). 
A inclusão da criança com deficiência mental ou doença mental no contexto escolar torna-se um caminho viável para a desmistificação e para a necessária atenção aos alunos com necessidades especiais.
Segundo Souza (2008), a inclusão é uma realidade, na medida em que é prevista nas leis da educação e na ConstituiçãoFederal do Brasil. No entanto, esclarece a autora que, estar na sala de aula, inserida em um grupo social tão específico quanto a escola e responder à demanda escolar, não é um acontecimento no sentido de transformação positiva na vida da criança. Esta observação surge a partir dos fatores que atravessam a criança em sala de aula. Entre eles e principalmente, a condição singular dessas crianças:sua constituição psíquica, emocional e social.
Pensar em ações pedagógicas que permita a inclusão de alunos com necessidades especiais perpassa por mudanças que iniciam nas próprias organizações escolares e seguem sem um final determinado, uma vez que a inclusão deve ser algo presente e frequente e a cada ocorrência de um evento dessa qualidade, novos ajustes devem ser promovidos para acomodar onovo. Entretanto, mudanças de base devem ocorrer e se manter aberta à renovação, reciclagem, ajustes de maneira a se manter dinâmica e eficaz no atendimento dos incluídos.
Inicialmente, é preciso que se tenha claro que a inclusão não significa dispor de ambiente físico e professor especializado única e exclusivamente para um grupo em destaque no contexto escolar. Incluir significa fazer parte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defiencia Mental
  • A escola regular e a inclusão de alunos com deficiência mental
  • A inclusão do aluno com deficiência na escola comum deficiência mental
  • ações pedagógicas
  • Ações Pedagógicas e Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais no Dia a Dia Escolar
  • Como uma equipe pedagógica pode auxiliar adequadamente um aluno com deficiência mental no ambiente escolar
  • Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas e cultura escolar
  • A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO DE ALUNOS DO 1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!