Ações estratégicas de compras e estoque na rede de farmácias trade

Páginas: 33 (8031 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Ações estratégias de compras e estoque na rede de farmácias Trade
AUTORES JOSMÁRIA LIMA RIBEIRO DE OLIVEIRA Puc Minas/Faculdade Batista de Minas Gerais josmariadeoliveira@terra.com.br FAGNER LUIZ PAIVA DA COSTA FATEC/CDL fagnerluiz9@yahoo.com.br Resumo Este artigo apresenta as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das compras e manutenção de estoques em uma rede com 17 lojas em BeloHorizonte. O segmento de farmácias é pulverizado e a atuação por meio de ações coletivas, propicia o aumento de competitividade e o desenvolvimento de canais de negociação com fornecedores. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, com a coleta de dados por meio de dados documentais, entrevistas e observação dos pesquisadores. O artigo revela a constituição do mix de produtos da rede que se dividemnos dois grandes departamentos de medicamentos e perfumaria; apresenta os indicadores de desempenho utilizados para a gestão do estoque, as estratégias de negociação e o impacto no armazenamento da rede, o modelo decisório de compra, e as características do pagamento e transmissão de informações. Apresenta-se ainda, as funcionalidades do sistema integrado de gestão e suas deficiências no controlede 11.627 itens ativos. Portanto, com a apreciação deste artigo é possível identificar ações específicas que podem ser aplicadas em redes varejistas para fomentar o desenvolvimento de ações estratégicas nas áreas de compras e estoque.

Palavras-chave: Rede de farmácias, Compras, Estoque.

Resumo This paper approaches about strategies to purchases development and supplies maintenance in agroup with 17 stores in Belo Horizonte. Pharmacy segment is sprayed and its performance by means of actions group propitiates the increase of competitiveness and development of negotiation channels with suppliers. Methodology applied was the case study, with the data collection with documentary data, interviews and observation researchers. This paper discloses the constitution mix products of thegroup in two great departments, medicine and would perfume. It was presents score performances for the supply management, negotiation strategies and the impact in the storage of the group, power to decide purchase model, payment characteristics, and information transmission. Other reveals are integrated system functionalities of management and its deficiencies about 11.627 control of SKU´s active.Therefore, with the appreciation of this paper it is possible to identify specific actions that can if applied in groups retail to foment the development of strategically actions in the areas of purchases and supply. Key-words: pharmacy group, purchase, supply.

1. Introdução No Brasil há cerca de 300 indústrias de medicamentos, sendo que as dez maiores controlam mais de 40% do mercado. Na pontada comercialização, atuam mais de 450 distribuidores, 60 mil farmácias e drogarias e perto de 180 mil médicos. De forma geral, o setor apresenta elevada sofisticação tecnológica e é intensivo em capital, gerando poucos empregos na etapa de produção (laboratórios), embora empregue um maior número nas etapas anterior e posterior à produção, ou seja, na comercialização (IPECE, 2005 apud MOORI, 2005).As grandes redes varejistas crescem no mercado, como a Drogasil, Droga Raia, São Paulo, dentre outras, que têm uma participação de cerca de 50% do mercado total, conforme Gracioso (2001). Moori (2005: 7), no intuito de caracterizar o Setor Farmacêutico apresenta que este “é composto pelas indústrias farmoquímicas - produtoras dos princípios ativos - base na produção de medicamentos daindústria/laboratórios, bem como pela rede de distribuição/operadores logísticos que distribuem os medicamentos junto às farmácias e drogarias e pelo consumidor final”. Para Magalhães et al (2003) a estratégia de crescimento dos laboratórios multinacionais, na década de 90, baseou-se na exploração do dinamismo e do potencial de crescimento do mercado interno e resultou em expressivo aumento do investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estoque e compras
  • estoque e compras
  • estoque e compras
  • Compras e estoque
  • Estudo De Caso Farmacia Trade
  • Rede farmacia
  • Rede de farmacias
  • Rede de farmácias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!