Ações de educação em saúde sobre parasitoses intestinais. um aprendizado necessário desde a infância.

Páginas: 9 (2019 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Wigney Maia Borges1,3 (wigneyborges@yahoo.com.br)
André Antônio Batista[1],3 (andre.med.ufu@hotmail.com)
Thiago Silva Arantes1 (thiagoarantes7@yahoo.com.br)
Júlio Mendes[2] (jmendes@ufu.br)




Resumo. Ações de divulgação de informações sobre parasitoses intestinais e educação em saúde foram desenvolvidas em uma escola municipal de ensino fundamental em Uberlândia, MG.As ações tiveram como o objetivo principal aumentar o conhecimento dos alunos sobre as parasitoses intestinais mais freqüentes em nossa região e sobre as principais medidas preventivas a essas doenças. As atividades desenvolvidas foram: realização de palestras, visita de alunos ao Laboratório de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia e exposição depôsteres (Banners) em áreas/ambientes de livre visitação/convivência dos alunos na escola. Foram feitas avaliações sobre o conhecimento dos alunos antes e após a execução das ações. Houve avanço significativo no conhecimento dos alunos sobre o tema após a execução das atividades.


Palavras-chave: Educação em saúde. Parasitoses intestinais. Crianças escolares.

Actions on health education onintestinal parasitosis. A learning necessary since childhood.

Abstract. Actions of divulgation of health education on intestinal parasitosis were developed in a public school of basic education in Uberlândia, State of Minas Gerais. Developed activities were: conferences, children visits at the Laboratory of Parasitology of Uberlândia Federal University and banners exposition in areas of commonaccess of students at the school. Children were evaluated at the beginning and at the end of the activities. Final evaluation indicated that there was significant advance of the students in knowledge on the health education after the execution of the activities.

Keywords: Health education. Intestinal parasitosis. School children.

1. Introdução
Apesar dos avanços científicos etecnológicos alcançados ao longo dos anos, as parasitoses intestinais ainda são grave problema de saúde pública em vários países. Essa situação é mais marcante nos países onde as condições ambientais e sócio-econômicas são mais favoráveis à ocorrência dessas doenças (SILVA ET AL., 2003). Programas efetivos de controle de parasitoses intestinais exigem ações continuadas na educação em saúde, tratamentodos infectados e investimentos em saneamento básico.
No Brasil, as parasitoses intestinais ainda se encontram bastante disseminadas e com altas prevalências. Em um estudo realizado em escolares de 7 a 14 anos cobrindo 10 estados brasileiros, 55,3% dos estudantes foram diagnosticados com algum tipo de parasitose, sendo que, a ascaridíase, a tricuríase e a giardíase apresentaram ampladistribuição. Em Minas Gerais, dos 5.360 indivíduos examinados, 44,4% estavam infectados (ROCHA ET AL., 2000).
Embora Uberlândia apresente altos índices de saneamento básico e acesso a serviços de saúde pública, pesquisas realizadas com crianças em idade escolar nesta cidade mostram que as parasitoses intestinais ainda são um importante problema nessa faixa etária (COSTA-CRUZ ET AL., 2008). De acordocom dados obtidos na Secretaria de Saúde do Município de Uberlândia, em 2.008 ocorreram 1.676 internações e 217 óbitos na cidade por doenças infecciosas e parasitárias (UBERLANDIA, 2010). Estes registros podem ser reduzidos com práticas e ações preventivas. O acesso a informações pela população atingida por essas doenças é uma das medidas que podem contribuir para a redução de tais registros(BORGES ET AL., 2009). Crianças em idade escolar, até os 15 anos, representam a faixa etária mais acometida e são o grupo que sofre as mais sérias conseqüências das doenças parasitarias intestinais (CHAN, 1997).
Ações de divulgação de informações sobre parasitoses intestinais e educação em saúde foram desenvolvidas em uma escola municipal de ensino fundamental em Uberlândia, MG. As ações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parasitoses intestinais
  • A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO NA PREVENÇÃO DE PARASITOSES
  • PARASITOSES INTESTINAIS
  • parasitoses intestinais
  • Parasitoses intestinais
  • Parasitoses intestinais
  • Parasitose intestinal
  • parasitoses intestinais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!