Ações Antrópicas nos Ecossistemas Aquaticos

Páginas: 20 (4765 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 
 
1. Introdução
 
Entende-se por ação antrópica qualquer atividade humana que de alguma forma interfira nos mecanismos naturais de funcionamento de uma unidade ecológica ou ecossistema. A ação antrópica, portanto, é uma atividade que causa algum tipo de impacto no ambiente ou num ecossistema, interferindo em seu funcionamento natural.
Os ambientes aquáticos são um dos ecossistemas quemais sofrem com os impactos causados pelas ações antrópicas, uma vez que constituem o compartimento final de vários produtos gerados pela atividade humana. Esses ecossistemas acabam refletindo com facilidade os efeitos de varias atividades que ocorrem ao seu redor, ou seja, estão expostos a agentes químicos que são poluentes e que por sua vez prejudicam o desenvolvimento da biota.
 Ocomprometimento de processos fisiológicos vitais como respiração, reprodução e crescimento são exemplos das diversas perturbações metabólicas que os contaminantes ambientais podem causar aos organismos aquáticos.
 A má qualidade da água esta frequentemente associada com as atividades humanas, desde a revolução industrial, principalmente as águas superficiais tem sofrido contaminação, resultando em gravesproblemas de saúde e surtos. Para mitigar esses problemas, grandes centros urbanos começaram a desenvolver redes de esgoto e estações de tratamento de água, no entanto, o rápido crescimento em algumas áreas urbanas ultrapassou a capacidade de alguns governos para desenvolver e manter as instalações de tratamento.
 
 
 
 
 
 
2. Impactos causados pela ação antropica nos ecossistemas aquáticos 
O planeta terra começa a responder pelas agressões feitas pelo homem à natureza. Derretimento das geleiras, secas, inundações, escassez de água e aquecimento global fazem parte deste quadro projetado pelo homem.
A humanidade despeja na natureza todos os anos cerca de 30 bilhões de toneladas de lixo e quem mais sofre com a poluição são os recursos hídricos, já que praticamente todas as formas depoluição acabam afetando a água. A continua interferência das atividades humanas nos sistemas aquáticos produzem impactos diretos e indiretos, com consequências para a qualidade da água, a biota aquática e o funcionamento de lagos, rios e represas.
Dentre as principais fontes de poluentes tóxicos das águas, encontram-se as atividades industriais, de mineração e os detritos domésticos produzidospelo homem. Os rios que atravessam grandes centros urbanos rapidamente se tornam esgotos a céu aberto, tendo seus ecossistemas aquáticos totalmente deteriorados. Como exemplo, temos o rio Tietê, que se encontra em péssimo estado de conservação, resultado de anos de lançamento de detritos sem prévio tratamento e a Laguna dos Patos, cuja água encontra-se com sua qualidade comprometida em razão dosefluentes industriais que alteram sua composição físico-química. Pesquisas mostram que somente nos EUA, mais de 17.000, ou 10% dos rios, riachos e baias estão significativamente poluídos.
 O uso irracional e indiscriminado dos recursos naturais vem gerando graves consequências ao meio ambiente, especialmente aos ecossistemas aquáticos. Alem do uso direto destes recursos, ainda existem osimpactos causados pelo acelerado crescimento populacional, tais como o lançamento de esgotos domésticos, resíduos industriais e agrícolas, drenagem urbana pela chuva, introdução de espécies exóticas, a expansão da aquicultura, entre outros. Diversas são as atividades humanas que afetam direta ou indiretamente a distribuição, quantidade e qualidade dos recursos hídricos. Dentre essas atividades podemosdestacar:
 Erosão e sedimentação – O carreamento de sedimentos para sistemas aquáticos é observado quando ocorre a degradação ou remoção da vegetação no entorno, geralmente resultado da intervenção humana no solo, como a agricultura, silvicultura, urbanização, mineração e algumas atividades industriais. A construção de represamentos também gera sedimentos e altera o regime de sedimentação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ecossistema aquatico
  • O que é ecossistema aquático.
  • Ecossistema aquatico
  • Ecossistemas aquáticos
  • Ecossistemas aquáticos
  • Ecossistemas aquáticos
  • Ecossistema Aquatico
  • ECOSSISTEMA AQUÁTICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!