Ação e segurança

Páginas: 8 (1753 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
PLANO DE EMERGÊNCIA

ESCOLA SECUNDÁRIA NUNO ÁLVARES

Como Actuar numa Emergência

CAVE

R/ CHÃO

1º ANDAR

INSTRUÇÕES GERAIS
1º - É a Direcção da Escola que compete decidir sobre a evacuação total ou parcial das instalações. 2º - Se houver uma situação de emergência na Escola ela dispõe do seguinte alarme para informação (1 toque prolongado com cerca de 5 MINUTOS). 3º - Acoordenação da evacuação das turmas é feita pelo Professor, pelo Delegado de Turma e por um aluno, nomeado para o efeito e designado Chefe de Fila. Em caso de evacuação este segue à frente da turma, enquanto o professor é o último a sair, por forma a certificar-se de que não fica ninguém, a socorrer algum aluno que precise e a verificar que as janelas e portas ficam fechadas. 4º - Ao ser determinada aevacuação das instalações, não se preocupe com o material escolar, siga rigorosamente as normas de evacuação. 5º - Os alunos devem sair da sala em fila indiana, sem corridas mas em passo apressado, seguindo as setas de saída, as instruções dos coordenadores de evacuação, devidamente identificados e que ocupam os locais estratégicos (pontos críticos), conforme previamente definido. 6º - Não parenunca nas portas de saída. Estas devem estar livres. Se tiver que utilizar as escadas, encoste-se à parede. Não volte atrás. 7º - Compete ao professor manter a ordem no ponto de encontro (situado junto aos pavilhões e à pista de salto em comprimento) e proceder à conferência dos alunos, pelo que estes não devem abandonar o local sob qualquer pretexto e sem devida autorização. 8º - Se, numa situaçãode emergência, se encontrar isolado, verifique se não há perigo de deixar o local onde se encontra. Siga as setas de indicação de saída e dirija-se para o ponto de encontro previamente estipulado. Caso não consiga sair, (existência de chamas, fumos ou portas sobreaquecidas) lembre-se de que deve sempre assinalar a sua presença. 9º - O regresso à normalidade é definido exclusivamente pela Direcçãoda Escola que informará pelos meios que considere convenientes.

NORMAS DE EVACUAÇÃO DA SALA DE AULA
Ao ouvires o sinal de alarme, segue as instruções do teu professor. Não te preocupes com o teu material escolar. Deixa-o sobre as carteiras e sai. Segue as setas de saída em silêncio. Não corras. Desce as escadas encostado à parede. Não voltes atrás. Não pares na porta de saída. Esta deve estarlivre. Dirige-te para o local que o teu professor te indicar, para se apurar que não falta ninguém.

NORMAS DE EVACUAÇÃO DA SALA DE AULA
QUAL DEVE SER O COMPORTAMENTO DO PROFESSOR?
1. NÃO ENTRE EM PÂNICO; 2. MANTENHA A CALMA; 3. ACALME OS ALUNOS; 4. TENTE MANTER OS ALUNOS DENTRO DA SALA DE AULA; 5. CERTIFIQUE-SE SE PODE SAIR DO LOCAL, COM SEGURANÇA; 6. DIGA AOS ALUNOS PARA SAIREM EM FILAINDIANA E COM O SEU CHEFE DE FILA À FRENTE; 7. NÃO PERMITA QUE ALGUM ALUNO VOLTE ATRÁS; 8. ENCAMINHE-OS PARA O PONTO DE ENCONTRO; 9. VERIFIQUE SE ESTÃO TODOS OS ALUNOS E NÃO PERMITA QUE ABANDONEM O PONTO DE ENCONTRO; 10. INFORME OS RESPONSÁVEIS PELA SEGURANÇA DE QUALQUER OCORRÊNCIA.

LABORATÓRIOS
SE OCORRER UM INCÊNDIO Actue sobre o foco de incêndio com o meio de extinção adequado, de acordo com oseguinte quadro:
FOGO MATÉRIAS SÓLIDAS LÍQUIDOS OU SÓLIDOS LIQUEFEITOS GASES METAIS MATERIAL ELÉCTRICO AGENTE EXTINTOR ÁGUA, MANTA KEVLAR OU EXTINTOR INSTALADO PARA O EFEITO EXTINTOR INSTALADO PARA O EFEITO, NUNCA UTILIZAR ÁGUA CORTE A FONTE, EXTINTOR INSTALADO PARA O EFEITO AREIA SECA OU EXTINTOR INSTALADO PARA O EFEITO CORTE DA CORRENTE, EXTINTOR INSTALADO PARA O EFEITO

Caso não consigadominar a situação: Feche as portas e janelas. Comunique imediatamente o acidente à direcção da escola. Abandone a sala.

CHOQUE ELÉCTRICO
• • • • • EM CASO DE ACIDENTE COM ELECTRICIDADE Corte a energia desligando o quadro. Não utilize o interruptor do Electrodoméstico. A causa do acidente pode ter sido uma avaria do próprio interruptor. Na impossibilidade de cortar a energia, coloque debaixo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ação e omissão do tecnologo em segurança
  • Modelo de ação mandado de segurança
  • Plano de ação ligada a segurança do trabalho
  • Geografia e segurança Pública: O programa ronda do quarteirão como ação de segurança pública
  • Ação de segurança, vantagens, limitações para cada método a seguir:
  • Ação civil pública e direito difuso à segurança pública
  • Reabilitção penal medida de segurança ação penal
  • Segurança jurídica e processo: recursos, ação rescisóra e coisa julgada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!