Ação Social

Páginas: 11 (2749 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS
Curso de Teologia
Disciplina de Ação Social




Alunos: Kelly, Fernando, Sidney e Thamiris.







Projetos Sociais e Voluntariado

















Belo Horizonte
2013
FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS
Curso de Teologia
Disciplina de Ação Social




Alunos: Kelly, Fernando, Sidney e Thamiris.





Projetos Sociaise Voluntariado





Trabalho apresentado à disciplina de Ação Social do curso de Teologia, da Faculdade Batista de Minas Gerais.
Professor: Wagno Alves Bragança











Belo Horizonte
2013
Introdução
Entendemos que a evangelização e a ação social são partes essenciais e complementares da missão da igreja no mundo. Vemos que existem abundantes argumentos bíblicos queapontam para esse fato, que inclui tanto o conhecimento de Deus e um relacionamento vital com ele, quanto o suprimento das necessidades humanas mais fundamentais no plano material. Não só o desconhecimento de Deus, mas também a fome, a doença, a ignorância e a violência são fatores que atentam contra a dignidade humana. Portanto, a evangelização e a ação social devem caminhar lado a lado, comodois aspectos integrais da missão e do testemunho da igreja junto à sociedade, falar de projetos sociais e de trabalhos voluntários esta totalmente relacionado a igreja, pois a mesma tem o seu compromisso essencial com a Palavra de Deus, e como cidadãos conscientes todos devem levar nossa força para o bem da comunidade a qual estamos inseridos.
Projetos Sociais
“Projetos são poderosos instrumentospara estimular a participação social e tornar visível a existência do ser humano como protagonista na solução dos seus problemas. São uma possibilidade de exercitar a cidadania, de se fazer sentir e decidir sobe o seu destino.”
Mabel Cordini (2001)

Todo projeto social parte de uma responsabilidade social é mais que um conceito, é uma postura que vem ganhando espaço nas empresas,igrejas, núcleos, comunidades e outros. Trata-se de uma gestão ética que respeite todas as partes envolvidas e busque um desenvolvimento melhor da sociedade, respeitando a diversidade e promovendo uma melhor condição de vida para todos. Um projeto social pode ter inúmeros objetivos, segundo a definição da ONU: um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividadesinter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados. Um projeto social deve responder a uma necessidade da comunidade antes mesmo de responder a uma vontade, entendendo que a igreja é um lugar onde as portas estão abertas a todos a mesma ao desenvolver um projeto social deve agir conforme a necessidade da sua comunidade. Podemos dizerque os principais passos para se montar um projeto são: a convocação dos colaboradores, o diagnóstico, a elaboração do projeto de trabalho, a ação, a reflexão, registro, o reconhecimento e a comemoração. E com o tempo as mudanças e a melhor forma de se direcionar vai se aprimorando tanto na estrutura quanto na visão. Projetos sociais não detêm o poder para solucionar problemas, porém é certo quecontribuem para seu enfretamento, de maneira mais prática e ágil.




Voluntariado
Uma breve história do Voluntariado no Brasil
“O voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.”
Organização das NaçõesUnidas - ONU
No Brasil, o primeiro trabalho voluntário oficial aconteceu no ano de 1543, quando foi criada, na Vila de Santos, a primeira Santa Casa de Misericórdia. Nesse período, a ideia de trabalho voluntário estava bastante conectada à religião, sendo o trabalho inteiramente conduzido por freiras e padres. Em 1980, o trabalho voluntário ganhou popularidade no Brasil. No ano de 1983,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação social
  • ação social
  • Açao social
  • Ação Social
  • Ação social
  • Ação Social
  • Ação social
  • ação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!