ação popular

Páginas: 2 (495 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Ação popular
Introdução :
A ação popular foi prevista pela primeira vez no Direito Brasileiro na Constituição de 1934, sendo abolida no ano de 1937.Novamente prevista na Constituição de 1946,ainda não tinha o nome de ação popular. Essa expressão apareceu na lei nº4717, de 29 de junho de 1965, ainda em vigor.
Na Constituição de 1976 a ação popular era prevista unicamente para a proteção dopatrimônio público (anular atos lesivos a entidades públicas).
A constituição Federal de 1988, em seu art. 5º,LXXIII, ampliou consideravelmente as hipóteses de cabimento de prever expressamente que:“Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, a moralidade administrativa, ao meioambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e de ônus da sucumbência”.
Conceito: A Ação Popular é o remédio constitucional por meio doqual se busca a anulação de qualquer ato lesivo: ao patrimônio público direto ou indireto; à moralidade administrativa; ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural. De modo distinto do MS,a ação popular não se destina à defesa de interesses próprios da parte ativa, mas sim à defesa dos interesses da coletividade, ou seja, quem se beneficia da ação popular é o povo, e não o cidadão.Legitimidade ativa:
Conforme disposição constitucional, a legitimidade ativa da Ação popular pertence a “qualquer cidadão”. O termo “cidadão” difere do termo “pessoa”, vez que para ser cidadão, hánecessidade de ser uma pessoa física, excluindo desde já as pessoas jurídicas, como orienta o STF: “SÚM Nº 365: Pessoa jurídica não tem legitimidade para propor ação popular.” Para objetivo da AçãoPopular, compreende que cidadão é todo brasileiro em pleno gozo de seus direitos políticos, devendo inclusive comprovar sua obrigação de votar na eleição anterior ao ajuizamento da ação.
Legitimidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação Popular
  • açao popular
  • Ação Popular
  • Ação popular
  • Ação popular
  • Ação popular
  • Ação popular
  • ação popular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!