Ação pedagógica do inspetor escolar

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
PÓS-GRADUAÇÃO EM INSPEÇÃO ESCOLAR

LEVANY ROGGE

Ação Pedagógica do Inspetor Escolar

VITÓRIA
2013

LEVANY ROGGE

Ação Pedagógica do Inspetor Escolar

Trabalho apresentado ao curso em Pós-graduação em Inspeção Escolar, como requisito parcial de nota.
Tutora: Maria Cecília Alves Galvão

VITÓRIA
2013

Ação Pedagógica do Inspetor Escolar

Opapel do inspetor escolar apresentou mudanças relevantes no decorrer dos anos. Verificamos que o inspetor escolar deixou de exercer a função fiscalizadora para se ter uma ação mais democrática e participativa no dia a dia das escolas. Essas mudanças, muitas vezes aconteceram entre conflitos devido às especificidades e complexidades do cargo, mas a inspeção precisa ser vista como um processo demediação e a ações devem estar fundamentadas na ética.
Observamos que na unidade I, o inspetor escolar aparece pela primeira vez, na legislação do Ensino, em 1932, na reforma de Campos do Ensino Secundário. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n.º 4.024, de 20/12/1961), ao delegar competência aos Estados e ao Distrito Federal para autorizar, reconhecer e inspecionar osestabelecimentos de ensino primário e médio não pertencentes à União (artigo 16), estabeleceu, também, a qualificação do responsável pela inspeção.

“Art. 65 - O Inspetor de Ensino, escolhido por concurso de títulos e provas, deve possuir conhecimentos técnicos e pedagógicos demonstrados de preferência no exercício de funções de magistério, de auxiliar de administração escolar ou na direção deestabelecimentos de ensinos’.

A grande mudança foi a partir da vigência, da Lei Federal nº 5.540/68, que ficou estabelecido, entre outras providências, o preparo de especialistas destinados ao trabalho de planejamento, supervisão, administração, Inspeção e orientação no âmbito de escolas e sistemas escolares, sendo que a formação desses especialistas está prevista na Resolução CFE n.º 02/69, à qualfoi incorporado o importante Parecer CFE n.º 252/69, de autoria do eminente ex-Conselheiro Valnir Chagas. Como podemos ver no artigo I

“Art. 1 - A formação de professores para o Ensino Normal e de especialistas para as atividades de orientação, administração, supervisão e inspeção, no âmbito de escolas e sistemas escolares, será feita no curso de graduação em Pedagogia, de que resultará o graude licenciado com modalidades diversas de habilitação”.

Podemos verificar que na denominada “Era Vargas” instaurada com a Revolução de 1930 chegou para apontar soluções no sentido de reajustamento do aparelho do Estado às novas necessidades da política e da economia substituindo a estrutura do poder que contribuiu para criar e manter a crise econômica.

Neste contexto, surge a necessidade deatendimento a novas exigências educativas salientadas de forma linear nas reformas “Francisco Campos”. Ontem e hoje a educação tem papel fundamental como afirma Castro (1994).

A última unidade contempla o Projeto Político Pedagógico (PPP), que segundo a definição encontrada no site da Nova Escola: PPP é
* É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinadoperíodo de tempo.
* É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
* É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Assim, o projeto político -pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sue relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto político - pedagógico busca e organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ação pedagógica do inspetor escolar
  • O inspetor escolar e a prática pedagógica
  • Inspetor escolar
  • A diversidade escolar e a ação pedagógica de forma critica e reflexiva
  • Atribuições do inspetor escolar
  • A importância do Inspetor Escolar
  • O papel do inspetor escolar
  • O inspetor escolar e suas atribuições para a educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!