ação de divórcio litigioso com pedido de alimentos e partilha de bens

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 11 de março de 2014
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1º Vara Cível da Comarca de Gravataí/RS.
















PATRICIA OLIVEIRA DE FREITAS, brasileira,casada, profissional da área de saúde, portadora do RG n.º6062048464 e do CPF n.º73981044053, residente e domiciliado na Rua Pernambuco n.º47, Bairro Neópolis, Cidade Gravataí/RS., por intermédio de seuprocurador, com instrumento de mandato em anexo, Advogado com escritório profissional sito na Rua Floriano Pacheco,910 Gravataí-RS, onde recebe notificações e intimações, vem propor:

AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO COM PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISÓRIOS E PARTILHA DE BENS

Em face de

LEANDRO RODRIGUES DA ROSA, brasileiro, casado, metalúrgico, portador do RG n.º 9083364842 e do CPF n.º 53840810739,residente e domiciliado na Rua RS 020 n.º5107, Bairro Costa do Ipiranga, Gravataí-RS:



I – DOS FATOS



A Requerente e o Requerido foram casados por 21 anos, pelo regime de Comunhal Universal de Bens, conforme Registro de Casamento lavrado sob n. 23.560, às fls 06, do livro 32, do Cartório de Registro Civil da cidade de Gravatai/RS. Desta união, tiveram dois filhos, ambos maiorese capazes.

No entanto, há nove meses a Requerente ficou sabendo que sua secretária esta grávida do seu marido, ora Requerida. Diante dos fatos ocorridos, separaram-se de fato, desde esta data e o Requerente está residindo com Raquel, a ex-secretária da Requerente.

Em virtude da separação, a Requerente, que nunca trabalhou, posto que sempre se dedicou aos cuidados dacasa e da educação dos filhos, viu-se desamparada economicamente e veio a ser sustentada por sua filha Renata, filha de seu primeiro casamento. Entretanto, com o casamento de sua filha no mês de novembro, esta não mais terá condições de arcar com o sustento da mãe.

A Requerente tentou por várias vezes empregar-se, no entanto, até o momento não conseguiu colocar-se no mercado detrabalho.

II – DO DIREITO



Do Divórcio

A Requerente está amparada pelo art. 226, §6° da Constituição Federal que diz:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

(...)
§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio.

Neste caso, não há que discutir, pois basta a vontade de um dos cônjuges de dissolver a sociedadeconjugal para propor o divórcio, assim, também disciplina o art. 1.571, IV, do Código Civil, in verbis:

Art. 1.571. A sociedade conjugal termina:

I - pela morte de um dos cônjuges;

II - pela nulidade ou anulação do casamento;

III - pela separação judicial;

IV - pelo divórcio.

Dos Alimentos Provisórios

Quanto aos alimentos provisórios, conforme relatado nos fatos, aRequerente, durante a constância do casamento, nunca trabalhou, pois, dedicou-se aos cuidados do marido, dos filhos e da casa, ficando fora do mercado de trabalho durante 21 anos. Contudo, procurou por inserir-se, novamente ao mercado, mas não obteve êxito.

Sendo assim, o art. 4° da Lei n. 5.478/68, dispõe que:

Art. 4º As despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentosprovisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita.

Parágrafo único. Se tratar de alimentos provisórios pedidos pelo cônjuge, casado pelo regime da comunhão universal de bens, o juiz determinará igualmente que seja entregue ao credor, mensalmente, parte da renda líquida dos bens comuns, administrados pelo devedor.

Da mesma forma oart. 1.702 do Código Civil combinado com o art. 1.694 do mesmo diploma legal torna possível afirmar que é devido ao cônjuge inocente e desprovido de recursos pensão alimentícia:

Art. 1.702. Na separação judicial litigiosa, sendo um dos cônjuges inocente e desprovido de recursos, prestar-lhe-á o outro a pensão alimentícia que o juiz fixar, obedecidos os critérios estabelecidos no art. 1.694....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AÇÃO DE DIVÓRCIO LITIGIOSO COM PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISÓRIOS E PARTILHA DE BENS
  • AÇÃO DE DIVÓRCIO DE DIREITO LITIGIOSO CC PARTILHA DE BENS GUARDA E ALIMENTOS
  • PEÇA DE AÇÃO DE DIVÓRCIO DIRETO LITIGIOSO c/c PEDIDO DE ALIMENTOS PROVISIONAIS e PARTILHA DE BENS
  • DIVORCIO LITIGIOSO, PARTILHA DE BENS
  • AÇÃO DE DIVORCIO LITIGIOSO COM PEDIDO DE GUARDA E ALIMENTOS
  • Ação de Divórcio com partilha e alimentos
  • Ação de divórcio com partilha de bens e guarda
  • Ação de Divórcio Consensual com partilha de bens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!