Ação da igreja

Páginas: 9 (2188 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Tema: Ação da igreja na cidade

INTRODUÇÃO:
Paz de Cristo aos irmãos. Dando continuidade aquilo que foi falado pelo Bruno na noite de ontem, porém com um foco maior na cidade que, aliás, é o tema que escolhemos para falar nesta manhã. Não é um tema que nós inventamos, na verdade é um título de um livro escrito pelo Pr. Ariovaldo Ramos, que carrega justamente esse título “Ação da igreja nacidade”. Esse livro inclusive nós queremos indicar aos irmãos, pois é um livro que foi escrito após esse Pr. Se atrever a falar de como a igreja deve ou deveria agir como resposta para as cidades. Então meus irmãos, para começarmos a nossa fala, primeiro de tudo, é muito importante entendermos, ainda que de uma maneira superficial, o que é cidade?
Se fosse perguntado a cada um que aqui está, talveztodos teriam uma resposta meio que parecida, ex.; cidade é um ajuntamento de pessoas! Cidade é um lugar onde se concentra uma correria diária! Cidade é onde tem muito transito... etc.
De uma maneira simplória, todos estariam corretos, porém aqui gostaria de lhes dar uma definição mais abrangente do conceito de cidade.
__ Cidade é uma área povoada onde se agrupam zonas residenciais, comerciais eindustriais. O significado de cidade (zona urbana, ambiente urbano) e opõe-se ao de campo (zona rural). Cidade é a sede do município (cada divisão administrativa autônoma dentro de um Estado), a área onde existe concentração de habitantes.
Uma cidade caracteriza-se por um estilo de vida particular dos seus habitantes, pela urbanização (infraestrutura, organização, serviços de transporte, etc),pela concentração de atividades econômicas dos setores.
Pensando a partir dessa definição que lhes apresentei de cidade, que é uma definição humana, fica aqui uma pergunta. Como surge essa ideia de cidade a partir da Bíblia? GN. 2; 8-15
Esse Jardim ao qual Deus cria, é o que podemos chamar da perfeição da cidade, ou seja, é a cidade vinda de Deus, preparada e formada pelo Próprio Deus, algo que éperfeito, pois foi formado pelo Ser perfeito. Jardim não trás simplesmente a ideia de algo colorido, florido, com cheiros agradáveis, mas também trás a ideia de algo organizado, perfeito, tudo que se cria ou se forma é colocado em seus devidos lugares.
O jardim criado por Deus é para nós um objeto de reflexão quando vamos pensar em cidade, pois é o nosso alvo, ou seja, nosso norte de cidade, digoisso para nós aqui, mas falando de uma maneira geral para a igreja brasileira, o conceito de cidade para a igreja é exatamente o jardim do Éden. Então quando pensarmos em cidade devemos sempre ter em mente o jardim que foi criado por Deus e que, quando o homem chega esse Jardim já esta pronto.
“O Jardim está para o homem, assim como o quarto de bebê está para o recém-nascido”.
Então parafrisarmos isso em nossa mente, queremos afirmar que a igreja deve buscar como ideal para a cidade, o jardim, pois é onde tudo está organizado, tudo está em seus devidos lugares.
Tendo em mente o conceito de cidade, tanto no nosso contexto que é a cidade humanizada, como em nosso ideal que é o jardim. Agora vamos falar da resposta de Deus para essa cidade do nosso contexto, que é justamente a igreja!__ A igreja foi algo que Jesus deixou para efetivamente seguir na contra mão do sistema mundano, ou conceito de cidade.
Podemos falar do nosso momento como igreja que estamos inseridos, que esse sistema é a pós-modernidade:
__ dentro do sistema da pós-modernidade, está inserido o capitalismo, onde só se almeja a busca das coisas;
__ Então na cidade, por essa coisa do capitalismo, o ser humanocomo pessoa ou indivíduo, não tem espaço e ele só terá espaço na sociedade, se o mesmo tiver poder de negociação!
__ na igreja é ao contrário, o ser humano deve ser visto independentemente de sua posição ou poder de compra, na igreja o importante no ser humano é o ser e não o ter!
“Infelizmente meus irmãos, isso é algo que tem invadido as nossas igrejas e tem levado os cristãos a ruína, pois as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IGREJA E A AÇÃO SOCIAL
  • Ação Social da Igreja e encíclicas papais
  • Igrejas
  • igreja
  • igreja
  • Igreja
  • igreja
  • igrejas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!