9uhs9fdh

472 palavras 2 páginas
A dinâmica de grupo é bastante comum em processos seletivos de grandes corporações e uma etapa eliminatória. Ela explora o lado lúdico do candidato, facilitando a observação de características como: liderança, autoridade, persuasão, controle emocional, preocupação com o outro, trabalho em equipe, resistência à frustração e pressão, valores pessoais, criatividade, tolerância, negociação, argumentação, flexibilidade, iniciativa e, principalmente, a participação.

"A dinâmica serve para observar características comportamentais dos candidatos e avaliar qual o profissional mais adequado para o cargo de acordo com o perfil da vaga, além de reduzir o tempo dos processos seletivos", comenta a consultora de carreira Mayra Fragiacomo.

Para os candidatos esta é a oportunidade de conhecer a empresa e avaliar o interesse em trabalhar na organização. Para a empresa é a forma de descobrir quais candidatos são mais adequados às suas necessidades e cultura.

Veja abaixo cinco dicas elaboradas pela consultora para se dar bem nesta etapa.

1 - Capriche na apresentação pessoal

Procure fazer a apresentação em 2 a 3 minutos, mencionando nome, idade, estado civil, formação acadêmica, idiomas, hobbies, esportes e atividades voluntárias. Faça um breve histórico ascendente da carreira, destacando os cargos e empresas anteriores. Tenha iniciativa e seja um dos primeiros a se apresentar. Crie seu próprio discurso e não copie os candidatos anteriores.

2 - Coopere nas atividades em grupo

O próprio nome da atividade já estabelece a necessidade do trabalho em equipe. Concorrer para a mesma vaga não significa competir, mas aproveitar a oportunidade de evidenciar os diferenciais de forma positiva, sendo cooperativo com os demais participantes.

3 – Participe

É imprescindível participar das atividades. Não falar ou se expor pode ser prejudicial, pois elimina a possibilidade de ser avaliado. Pode haver pessoas no grupo que se destaquem mais, porém, busque espaço. Seja autêntico

Relacionados