9Relatório de capacidade térmica e calor específico

2382 palavras 10 páginas
Universidade Federal do Ceará
Centro de Ciências - Departamento de Física
Curso de Engenharia Civil

Relatório de Física Experimental
Prática 09: Capacidade Térmica e calor específico

Aluno (a): Vanessa Almeida Albuquerque - 0336811 Engenharia Civil – turma: C

Fortaleza, Setembro/2011
IDENTIFICAÇÃO

2. OBJETIVOS:
- Determinar a capacidade térmica de um calorímetro.
-Determinar o calor específico de vários sólidos.

3. INTRODUÇÃO TEÓRICA: A termologia é uma área da ciência que estuda o calor e seus efeitos sobre a matéria. Primeiramente, deve-se lembrar o conceito de calor. Calor é a energia que flui de um corpo com maior temperatura para um de menor temperatura. Está também ligada a esse conceito, a sensação térmica quente e fria, dado que a temperatura é determinada pelo grau de agitação das moléculas, quanto maior o grau de agitação das moléculas maior será a temperatura. Observamos, pois, que dado dois objetos em temperaturas diferentes, o calor irá fluir espontaneamente entre os dois, até atingir o equilíbrio térmico, ou seja, a temperatura entre os corpos são iguais e, portanto cessam o fluxo de calor entre eles.
Capacidade térmica define-se como a quantidade de calor que um determinado corpo deve trocar para que sua temperatura sofra uma variação unitária, e o calor específico define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor.
Portanto, dois corpos colocados em equilíbrio térmico apesar de terem suas temperaturas finais iguais, não necessariamente terão suas mudanças de temperatura em magnitude, pois isso irá depender de suas características próprias, calor específico e capacidade térmica. Vale ressaltar, entretanto que a quantidade de energia cedida deve ser igual à absorvida de acordo com a lei de conservação de energias.
Essas variáveis estão relacionadas de acordo com as seguintes fórmulas:
Q = m*c*Δθ e C = m*c ;
Onde Q é a quantidade de calor, m é a

Relacionados