999885

342 palavras 2 páginas
Aparecimento, evolução, utilização da topografia
Tem relação com o homem desde o inicio da humanidade, visto a necessidade de descrever o meio em que vive.
Historicamente, não seria possível determinar o início da topografia, mas quando o homem deixou de ser nômade e passou a fixar moradia, a topografia já estava presente nas atividades e na determinação do espaço físico utilizado.
Surgimento: Necessidade de um estudo pormenorizado e da representação gráfica de uma parte da superfície terrestre
O Velho Testamento contem frequentes referências ao direito de propriedade e mesmo os babilônios certamente praticavam alguma técnica de topografia. A prova para tal afirmação são mapas da Babilônia inscritos em tábuas encontrados por arqueólogos com idade estimada de 2500 a. C
Dos tempos romanos até a era moderna foram poucos os avanços na arte da topografia, mas nos últimos séculos surgiram lunetas, teodolitos, medidores eletrônicos de distâncias, computadores, sistemas de posicionamento global por satélites e muitos outros dispositivos.
Certamente, nas próximas décadas, muitos outros equipamentos serão criados e aperfeiçoados, auxiliando e facilitando a vida do profissional que trabalha com topografia.
O levantamento topográfico não serve somente para se ter à certeza da metragem de uma determinada área, o construtor terá como avaliar não somente o preço, como também se o seu investimento lhe trará retorno financeiro A verificação da real geometria e altimetria do terreno também trazem segurança ao engenheiro ou arquiteto que for realizar um estudo de massa. Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível,

Relacionados