998988

283 palavras 2 páginas
Bom, primeiro tópico, a cidadania. Essa é uma palavra muito bonita, que está sendo muito abordada, hoje em dia, discutida e em moda. E que, no passado, representava a qualidade de ser cidadão, ou seja, todo sujeito ou indivíduo que morava em cidade. Isso é um conceito muito antigo, mas que, com o passar do tempo, foi evoluindo e, hoje, quando se fala em cidadania, a primeira coisa ou a palavra-chave que devemos enfocar nesse conceito é a questão do respeito.
E, por falarmos em respeito, a nossa Constituição brasileira de 1988, no seu art. 5º, praticamente concretiza o conceito de cidadania, porque fala sobre os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Se cada brasileiro, na verdade, cumprir suas obrigações, seus direitos e seus deveres, evidentemente que a cidadania estará presente no nosso meio.
Vejamos então alguns pontos referentes ao conceito de cidadania. É a relação entre o indivíduo e o país no qual vive. Ou seja, se nosso comportamento está condizente com o que está escrito na nossa Carta Maior, evidentemente que estaremos de acordo com as relações do país em que vivemos.
O importante é que cada indivíduo sinta-se um cidadão, agente da sua história, agente da história do seu país e do mundo. Ou seja, está implícito aqui a questão da participação; todos devem participar e não devemos ser omissos.
A verdadeira cidadania não tem idade, cor, raça, sexo ou gosto. Tem apenas uma qualidade fundamental que todos nós conhecemos, que é ser gente. E é disso que precisamos. Se cada brasileiro, portanto, fizer sua parte, teremos um País diferente daqui para

Relacionados

  • 998988
    283 palavras | 2 páginas